O 'Teléscopio Espacial James Webb' Encontrou Recentemente 'Asteroide' Extremamente Pequeno no 'Cinturão de Asteroides Principal' Entre Marte e Júpiter

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (03/02) no site ‘Olhar Digital’ destacando que um asteroide extremamente pequeno foi encontrado pelo Telescópio Espacial James Webb. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Asteroide Extremamente Pequeno é Encontrado Pelo Telescópio James Webb 
 
O asteroide foi descoberto acidentalmente enquanto astrônomos calibravam um dos sensores infravermelhos do James Webb
 
Por Mateus Dias
Editado por Lucas Soares
06/02/2023 - 15h27
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

O Telescópio Espacial James Webb detectou recentemente um asteroide de 100 a 200 metros de comprimento no Cinturão Principal, entre Marte e Júpiter. Ele foi encontrado acidentalmente enquanto uma equipe de pesquisadores calibrava o sensor Mid-InfraRed Instrument (MIRI). 
 
O asteroide é até agora o menor objeto já observado pelo James Webb e é um dos objetos no cinturão que possuem menos de 1 quilômetro de comprimento e que geralmente são pouco estudados. Mais observações ainda precisam ser realizadas para descobrir a natureza e as propriedades do objeto. 
 
Como o Asteroide Foi Descoberto? 
 
As observações feitas pelo telescópio e publicadas no Astronomy and Astrophysics não foram realizadas para fazerem novas descobertas. As imagens foram feitas enquanto os astrônomos calibravam o James Webb observando o asteroide (10920) 1998 BC1, descoberto em 1998. 
 
A equipe de calibração estava testando novos filtros do MIRI, que falharam devido ao brilho do objeto e às movimentações do telescópio. Mesmo assim, os dados coletados nesse teste foram utilizados para testar uma nova técnica de restrição de órbita de um objeto e estimar seu tamanho. 
 
No mesmo campo de visão do (10920) 1998 BC1 um asteroide intruso foi observado pelo Webb. O asteroide descoberto estava na região interna do cinturão e com uma órbita de inclinação baixa. 
 
“Nossos resultados mostram que mesmo observações Webb ‘falhadas’ podem ser cientificamente úteis, se você tiver a mentalidade certa e um pouco de sorte. Nossa detecção está no cinturão principal de asteroides, mas a incrível sensibilidade de Webb tornou possível ver esse objeto de aproximadamente 100 metros a uma distância de mais de 100 milhões de quilômetros.” 
 
Thomas Müller, astrônomo do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre na Alemanha, em resposta a NASA. 
 
Modelos científicos atuais preveem a existência de asteroides pequenos no Cinturão Principal, mas devido ao tamanho eles foram menos observados que seus equivalentes maiores. Agora com James Webb, objetos com menos de 1 quilômetro de comprimento poderão ser estudados. 
 
Além disso, novas descobertas acidentais poderão ser feitas com o MIRI em futuras observações próximas do sistema solar.

Comentários