Cientistas Observam Cometa Gigante Misterioso Indo em Direção do Sol

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (31/01) no site ‘Olhar Digital’ destacando que Algoritmo de Inteligência Artificial desenvolvido por uma equipe de cientistas da Universidade Curtin, na Austrália, detectou sinais estranhos em dados de Rádio. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Cometa Alienígena Gigante Esta Indo Para o Sol
 
O cometa misterioso possui cerca de seis quilômetros de diâmetro e esta mais próximo do Sol que o planeta Mercúrio
 
Por Mateus Dias
Editado por Lucas Soares
31/01/2023 - 15h36
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Cientistas observaram um cometa gigante se aproximando do Sol. As suspeitas são que a bola de gelo com mais de 6 quilômetros de largura seja um objeto vindo de outro sistema solar que acabou entrando no campo gravitacional da nossa estrela.
 
O cometa chamado 96P/Machholz 1 tem sido monitorado pela sonda Solar and Heliospheric Observatory (SOHO) da Agência Espacial Europeia (ESA) e está mais próxima do Sol, do que Mercúrio.
 
Geralmente em suas passagens, os cometas deixam rastros gelados de gás à medida que se aproximam do Sol e são aquecidos. Em uma análise da cauda de 150 desses objetos viajantes realizada em 2008 constatou que o 96P/Machholz 1 tinha 1,5% menos cianogênio que o nível esperado e baixa quantidade de carbono.
 
Isso levou os pesquisadores a concluir que o cometa poderia ser um objeto alienígena intruso. A aproximação com o Sol, pode trazer mais informações acerca do objeto.
 
“96P é um cometa muito atípico, tanto em composição quanto em comportamento, então nunca sabemos exatamente o que podemos ver. Espero que possamos obter uma bela ciência disso e compartilhá-la com todos o mais rápido possível” 
 
Karl Battams, astrofísico do Laboratório de Pesquisa Naval em Washington DC, em resposta ao Spacewheater.com
 
Geralmente os cometas que se aproximam do Sol não passam de 10 metros de largura, o que faz com que ele seja totalmente consumido muito antes de caírem na estrela. No entanto, o enorme diâmetro do 96P/Machholz 1 está o protegendo da evaporação completa.
 
A SOHO já observou cinco passagens próximas do Sol, e hoje, 31 de janeiro, passará perto da estrela a uma distância 3 vezes menor do que a de Mercúrio, a mais próxima até então. 
 
Origem do Cometa 
 
O cometa foi visto pela primeira vez em 1986 por David Machholz, um astrônomo amador que realizou tal feito usando um telescópio caseiro feito de papelão. Acredita-se que ele foi expulso do seu sistema solar devido a gravidade de um planeta gigante e depois de viajar pelo espaço e adentrar nosso sistema provavelmente caiu no campo gravitacional de Júpiter que o desviou para orbitar o Sol.
 
Outras possibilidades levantadas pelos astrônomos é de que o 96P/ Machholz 1 se formou em nosso próprio sistema solar em regiões ainda não compreendidas ou que o baixo nível de cianogênio químico foi porque o gás foi detonado enquanto o cometa fazia viagens muito próximas ao Sol.

Comentários