Astrônomos Liderados Pelo Instituto de Astronomia Max Planck da Alemanha Descobrem Exoplaneta Rochoso de Massa Semelhante a da Terra, Que Órbita Dentro da Zona Habitável

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (03/02) no site “Sputnik Brasil”, destacando que uma equipe de astrônomos liderada por ‘Diana Kossakowski’, do Instituto de Astronomia Max Planck na Alemanha, descobriram um Exoplaneta a 31 Anos-Luz de distância e do tamanho da Terra que pode abrigar vida. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Ciência e Sociedade
 
Astrônomos Descobrem a 31 Anos-Luz Exoplaneta do Tamanho da Terra Que Pode Abrigar Vida
 
03/02/2023 - 10:45
Fonte: site Sputnik Brasil - https://sputniknewsbrasil.com.br
 
© Foto / eso.org 

Astrônomos descobriram um exoplaneta rochoso com uma massa semelhante a da Terra que orbita dentro da zona habitável em relação à sua estrela, adequando para a busca de evidências de vida. 
 
A equipe de astrônomos liderada por Diana Kossakowski, do Instituto de Astronomia Max Planck na Alemanha, em seu estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics, descreve um planeta que orbita em torno de sua estrela hospedeira – anã vermelha Wolf 1069 dentro da área habitável, ou seja, a região em torno da estrela onde pode existir água líquida na superfície do planeta. 
 
O planeta, chamado Wolf 1069b, muito provavelmente é um mundo rochoso e tem uma atmosfera, o que o torna um dos poucos alvos promissores para procurar sinais biológicos e condições favoráveis à vida. 
 
Encontrar planetas de baixa massa é um grande desafio, os astrônomos descobriram mais de 5.000 exoplanetas até agora, mas apenas 1,5% deles têm massas inferiores a duas massas terrestres. E apenas cerca de uma dúzia deles se situa na chamada área habitável em torno de sua estrela.” 
 
Kossakowski e a sua equipe no âmbito do programa CARMENES – um projeto que utiliza o Observatório de Calar Alto na Espanha – desenvolveram um instrumento especial para examinar as estrelas de baixa massa em busca de flutuações regulares, como as causadas pelos planetas que orbitam a estrela. 
 
Depois de analisar dados da estrela anã vermelha Wolf 1069 situada a 31 anos-luz de distância, pesquisadores descobriram "um sinal claro de baixa amplitude" que sugere a presença de um planeta de proporções do tamanho da Terra. 
 
“O planeta "orbita a estrela em quase 15,6 dias a uma distância 15 vezes inferior à distância entre o Sol e a Terra", explica a cientista em comunicado. Apesar da pequena distância da sua estrela, o Wolf 1069b recebe cerca de 65% da luz e do calor que o nosso planeta recebe do Sol o que o torna potencialmente capaz de abrigar vida. Além disso, devido a rotação sincronizada, um lado do planeta tem sempre dia e o outro noite.” 
 
De acordo com as avaliações, se o Wolf 1069b é um planeta árido e rochoso, a temperatura de sua superfície deveria ser de -23°C, mas se estivesse envolvido em uma atmosfera terrestre, a temperatura média poderia alcançar 13 °C, como mostram as simulações por computador com modelos climáticos. Desta forma, a água permaneceria líquida em grande parte do lado diurno do planeta.

Comentários