Balão de Alta Altitude Chinês é Descoberto Sobrevoando Território Norte-Americano

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma notícia postada ontem (03/02) no site ‘Canaltech’ informando que um Balão Chinês foi detectado sobrevoando o território norte-americano a uma altitude bem acima daquela adotada por aeronaves comerciais, porém sem oferecer riscos. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Pois então amigos, se os mais céticos ainda tinham duvidas da volta da Guerra Fria (agora com um novo player), acho que este episódio não deixa mais dúvida nenhuma. Vivemos amigos e amigas um momento muito perigoso na história da humanidade, onde de um lado temos um EUA fragilizado pela incompetência do seu presidente, e do outro temos uma China firmemente imbuída em dominar o mundo. Temo o que possa acontecer, e espero para o bem de todos que não seja o pior.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Balão da China Foi Descoberto Sobrevoando Território dos EUA
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
03 de Fevereiro de 2023 às 17h13
Fonte: CNN, APNews 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: US Pentagon

Os oficiais de defesa dos Estados Unidos estão monitorando o que parece ser um balão de monitoramento da China, observado nesta semana. Segundo Patrick Ryder, representante do Pentágono, o balão passou alguns dias sobrevoando território norte-americano a uma altitude bem acima daquela adotada por aeronaves comerciais, sem oferecer riscos.
 
“Estamos confiantes de que este balão de vigilância de alta altitude pertence à China”, afirmou um oficial de Defesa, destacando que atividades do tipo já foram observadas nos últimos anos. Ainda, eles observaram que a trajetória do balão o levou para sobrevoar o que descreveram como “regiões sensíveis”.
 


Entretanto, o balão não parece oferecer riscos significativos de inteligência. Os oficiais analisaram a situação e concluíram que o balão tinha “valor aditivo limitado” no que diz respeito a uma perspectiva de coleta de dados de inteligência, e vão continuar monitorando o objeto.
 
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da China, o balão é, na verdade, um “dirigível civil” projetado principalmente para fins meteorológicos. De acordo com informações do órgão, o balão tem capacidades limitadas para manobras e se desviou de seu curso devido à ação dos ventos.
 
Mao Ning, representante do ministério, afirmou que o país lamentava ver o balão entrando em território internacional. “A China é um país responsável e sempre cumpriu rigidamente as leis internacionais, e não tem a intenção de violar o território e espaço aéreo de nenhum país soberano”, afirmou.
 
Em um comunicado, o Departamento de Defesa estadunidense afirma que o país decidiu permitir que o balão siga flutuando, e que não irá tentar derrubá-lo. "Estamos tomando medidas para nos proteger contra a coleta de informações sensíveis da inteligência estrangeira. Avaliamos que [o balão] é grande o suficiente para causar danos, se os detritos caírem em áreas habitadas", afirmaram.

Comentários