Cientistas Estadunidenses Propõem Lançar Poeira da Lua no Espaço Para Resfriar a Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (08/02), no site ‘Inovação Tecnológica’, destacando que pesquisadores do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica' e da 'Universidade de Utah’, nos EUA, estão propondo lançar ‘poeira lunar’ no espaço para resfriar a Terra. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
MEIO AMBIENTE 
 
Cientistas Propõem Lançar Poeira da Lua no Espaço Para Resfriar a Terra
 
Redação do Site Inovação Tecnológica
08/02/2023
 
[Imagem: Ben Bromley/University of Utah]
Se der errado, talvez possamos pensar em um gigantesco aspirador de pó espacial para pegar a poeira de volta.
 
Geoengenharia Espacial 
 
Cientistas adeptos da geoengenharia estão levando para a escala cósmica os planos para tentar reverter o aquecimento global diminuindo a incidência dos raios solares sobre a Terra.
 
Eles estão propondo capturar o fino e poeirento solo lunar, chamado regolito, e usá-lo para lançar uma nuvem de poeira em um ponto de equilíbrio gravitacional entre a Terra e o Sol.
 
Isto geraria um efeito de sombreamento que causaria uma queda na temperatura da Terra, garantem Benjamin Bromley e colegas do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica e da Universidade de Utah, nos EUA.
 
Depois de estudar diferentes propriedades das partículas de poeira, as quantidades de poeira necessárias e as órbitas que seriam mais adequadas para sombrear a Terra, dois cenários emergiram como mais promissores para levar a ideia a cabo.
 
No primeiro cenário, os cientistas propõem a criação de uma plataforma espacial carregada de poeira no ponto Lagrange L1, o ponto mais próximo entre a Terra e o Sol onde as forças gravitacionais são equilibradas - objetos em pontos de Lagrange tendem a ficar ao longo de um caminho entre os dois corpos celestes; o Telescópio Espacial James Webb, por exemplo, está localizado no L2, um ponto de Lagrange no lado oposto da Terra.
 
Uma nuvem de poeira liberada pela nave nessa região ficaria estável o suficiente para sombrear a Terra, diminuindo a incidência dos raios solares e baixando a temperatura do planeta.
 
No segundo cenário, os cientistas propõem disparar poeira lunar de uma plataforma na superfície da Lua em direção ao Sol. Eles concluíram que as propriedades inerentes da poeira lunar são perfeitas para funcionar efetivamente como um protetor solar. As simulações testaram como a poeira lunar se espalhou ao longo de vários cursos até encontrar trajetórias voltadas para L1 que serviriam como um protetor solar eficaz.
 
A equipe prefere esta última solução, argumentando que seria muito mais fácil lançar poeira da Lua do que da Terra, devido à gravidade. E, na Lua, há bastante poeira disponível.
 
E, segundo eles, a radiação do Sol dispersa naturalmente as partículas de poeira por todo o Sistema Solar, o que significa que o protetor solar seria temporário e as partículas não cairiam na Terra - embora o tempo em que as coisas acontecem na escala do Sistema Solar seja bem diferente no tempo considerado na escala humana.
 
Felizmente, os próprios autores admitem que a realização do seu plano iria requerer um custo e esforço astronômicos. Logo, é de se esperar que a ideia também se transforme em poeira e seja esquecida em algum ponto onde nem a gravidade se incomoda com ela. 
 
Bibliografia: 
 
Artigo: Dust as a solar shield 
Autores: Benjamin C. Bromley, Sameer H. Khan, Scott J. Kenyon
Revista: PLOS Climate
DOI: 10.1371/journal.pclm.0000133

Comentários