Engenheiros Chineses Criam ‘Robô Lagarto’ Para Explorar o Planeta Marte

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma interessantíssima notícia postada ontem (09/02) no site da ‘Revista OESTE’, destacando que engenheiros chineses da Universidade de Nanquim desenvolveram um ‘robô-lagarto’ para explorar a superfície do Planeta Marte. Saibam mais pela matéria abaixo. 
 
Sensacional, simplesmente espetacular, mais um gol da China. 
 
Brazilian Space 
 
MUNDO
 
Engenheiros Criam ‘Robô Lagarto’ Para Explorar Marte
 
Experimento tenta superar as sondas tradicionais 
 
Por Redação Oeste 
09 fev 2023 - 06:29 
Fonte: site da Revista OESTE - https://revistaoeste.com
 
Foto: Reprodução/MDPI 
Protótipo do 'lagarto robô'.
 
Engenheiros desenvolveram um “robô lagarto” para explorar a superfície de Marte. O estudo foi publicado na plataforma de pesquisas MDPI, por uma equipe de engenheiros da Universidade de Nanquim, na China, em 18 de janeiro. 
 
Diferentemente das sondas tradicionais, o lagarto teria facilidade de se locomover pelo terreno rochoso do planeta vermelho, em virtude de seu corpo flexível e de pequeno porte. 
 
Foto: Reprodução/Flickr/Jesse Richmond 
Lagarto do deserto serviu de inspiração para o robô.

De acordo com os pesquisadores, “a estrutura das patas utiliza um mecanismo de quatro ligações, o que garante um movimento de elevação constante”. 
 
Desenvolvimento do Robô Lagarto 
 
Em linhas gerais, o protótipo do robô lagarto é composto de uma bateria de lítio, componentes eletrônicos e um motor de velocidade de alta potência controlado pelos cientistas. Os engenheiros chineses submeteram o experimento a vários tipos de superfície, sobretudo arenosa e rochosa. 
 
Agora, os especialistas trabalham com algoritmos de aprendizado de máquina, para que o robô possa adaptar seus movimentos a diferentes terrenos. A equipe também desenvolve um sistema que garanta a “alimentação” do robô, uma estrutura mais resistente e uma superfície que proteja contra a poeira marciana. 
 
Foto: Reprodução/MDPI 
Robô escala rochas que simulam a superfície marciana.

Comentários