Rover Curiosity da NASA Encontra Evidências Inesperadas de 'Lagos' no Passado do Planeta Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma notícia postada ontem (08/02) no site ‘Canaltech’ destacando que a equipe que trabalha com o ‘Rover Curiosity’ da NASA encontrou evidências inesperadas de lagos no passado no Planeta Marte. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Rover Curiosity Encontra Evidências Inesperadas de Lagos no Passado de Marte
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
08 de Fevereiro de 2023 às 17h20
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

Em outubro de 2022, o rover Curiosity chegou a uma região repleta de minerais — que, surpreendentemente, guarda as evidências mais claras de ondulações da água formadas no interior de lagos, há bilhões de anos. Os sulfatos, minerais de sais presentes nas camadas das rochas ali, foram formados em condições mais secas que aquelas de outras regiões exploradas durante a missão.
 
No passado, as ondulações na superfície de um lado raso agitaram os sedimentos no fundo e, com o tempo, formaram as texturas observadas nas rochas. "Esta é a melhor evidência de água e ondas que vimos em toda a missão” disse Ashwin Vasavada, cientista de projeto do Curiosity. “Subimos milhares de metros de depósitos [de sedimentos em] lagos e nunca vimos evidências como essa — e agora, a encontramos onde esperávamos que fosse seco”.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/MSSS)
Panorama de Marker Band Valley capturado pelo rover Curiosity em dezembro de 2022.
 
O rover pousou em Marte em 2012, e desde 2014, vem subindo o chamado Monte Sharp, uma montanha de 5 km que já abrigou lagos e rios. Esta estrutura é formada por camadas: as mais antigas ficam na base da montanha, e as mais jovens, no topo. Assim, conforme sobe por ela, o Curiosity faz um “passeio” pela história da evolução de Marte.
 
Por enquanto, o Curiosity já percorreu quase um quilômetro acima da base da montanha, e descobriu texturas onduladas em rochas. Elas estão em “Marker Band”, uma camada fina de rocha escura que se destaca do restante do Monte. A camada é tão rígida que o Curiosity não conseguiu nem mesmo perfurá-la para coletar uma amostra após diferentes tentativas!
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/MSSS)
As ondas na superfície de um lado agitaram os sedimentos no fundo dali; com o tempo, estes sedimentos formaram rochas com textura ondulada.
 
Outra “pista” do passado de Marte está em Gediz Vallis, um antigo vale esculpido pelo vento. Ele guarda também uma espécie de canal que começa no Monte Sharp, e que pode ter sofrido erosão pela ação de um pequeno rio. Assim, os cientistas acreditam que houve deslizamentos de terra ali, que levaram grandes rochas e detritos ao fundo do vale.
 
A equipe do Curiosity ficou fascinada pela textura em Marker Band, que parece ter sido causada por algum ciclo regular climático, como tempestades de poeira. Perto das texturas em ondas, há rochas feitas por camadas que apresentam espaçamento e textura regulares. “As ondulações de ondas, fluxos de detritos e camadas rítmicas nos dizem que a história de ‘úmido para seco’ em Marte não foi simples”, disse Vasavada.

Comentários