AEB Publica Edital no DOU Para Selecionar Um Único Engenheiro Que Atue Como Consultor Técnico

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (25/02) no site da 'Revista Sociedade Militar' destacando que a nossa piada espacial publicou um edital no Diário Oficial da União (DOU) para selecionar um único Engenheiro que atue como Consultor Técnico para a Agência. Saibam mais pela notícia abaixo.
 
Brazilian Space
 
INÍCIO – CONCURSOS 
 
Concursos, Destaque, Editais - licitações - Compras Militares, Notícias, Últimas 
 
Chance Única, Literalmente: Agência Espacial Brasileira Selecionará Engenheiro Para Atuar Como Consultor. 
 
PorFranz 
25/02/2023 
Reading Time: 4 mins read 
 
Aberto o processo de seleção (não é concurso) destinado aos engenheiros que preencham requisitos que os capacitem para assumir a vaga única como consultor da Agência Espacial Brasileira. O Edital foi publicado ontem em Diário Oficial da União e ressalta as condições e quais os atributos que este engenheiro deverá ter para obter sucesso na seleção: 
 
EDITAL Nº 1/2023 PNUD/BRA/20/021 
 
A Agência Espacial Brasileira, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, seleciona consultoria técnica especializada, modalidade pessoa física, com o seguinte perfil: 
 
OBJETIVO/VAGA: 1 vaga de consultoria técnica, na modalidade pessoa física, para elaborar Estudos técnicos sobre a segurança do perímetro físico (infraestrutura predial) das unidades regionais e da sede da Agência Espacial Brasileira. 
 
Requisitos Obrigatórios (Eliminatórios) 
 
* Graduação em Engenharia Civil, Elétrica ou da Computação, em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação; 
 
* Experiência profissional de, no mínimo, 10 anos em execução, coordenação ou gestão de atividades e projetos na área de arquitetura, engenharia civil, elétrica ou da computação, relacionados aos objetos dos produtos previamente referenciados. 
 
Requisitos Desejáveis (Classificatórios): 
 
* Pós-graduação (strictu ou lato sensu) na área de Gestão de Projetos ou relacionadas aos produtos deste Termo de Referência; Experiência nos softwares: MS Project, AutoCAD, Sketchup, Plataforma BIM, SIENGE, SOLUM TOTVS, dentre outros correlatos; 
 
* Experiência com projetos de cooperação técnica em projetos realizados por organismos internacionais; 
 
* Conhecimento intermediário no idioma inglês/espanhol. 
 
O edital completo está disponível na página da AEB. As inscrições e o envio de currículo se encerram no dia 12/03/2023. Pedidos de esclarecimento deverão ser enviados ao e-mail: prodoc@aeb.gov.br. 
 
Sobre a AEB e a Contratação: 
 
A AEB é uma autarquia federal de natureza civil, dotada de autonomia administrativa e financeira, com patrimônio e quadro de pessoal próprios. Foi criada pela Lei nº 8.854, de 10 de fevereiro de 1994, com vinculação à Presidência da República, porém, atualmente, está vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). De acordo com o art. 3º da citada Lei, compete à AEB, dentre outras atividades, “estimular a pesquisa. 
 
A contratação faz parte do Projeto BRA/20/021, firmado entre o Programa das Nações Unidas e a Agência Espacial Brasileira, com o propósito de fortalecer o Programa Espacial Brasileiro, centrado em três dimensões estratégicas: sociedade, autonomia e indústria. 
 
Por Que Contratar Um Único Engenheiro? (Segundo Extrato do Edital) 
 
Os trechos abaixo descreverão e serão vitais para a compreensão do candidato sobre o vulto da tarefa que o aguarda. Leia com máxima atenção os parágrafos que se seguem. 
 
Com mais de quarenta anos de existência, a infraestrutura predial da Agência Espacial Brasileira, que contempla o perímetro físico (segurança predial/patrimônio), o perímetro lógico (redes de dados e voz), além da rede elétrica atualmente existentes nas edificações, necessita de estudos e projetos técnicos de melhorias e modernização, em sintonia com as melhores práticas de segurança de informações. 
 
Dado o caráter estratégico, sigiloso e sensível do conhecimento circulado no cerne da instituição, torna-se indispensável a proposição de iniciativas de automação, controle, monitoramento e segurança das instalações. 
 
Portanto, o desenvolvimento de iniciativas que permitam conhecer melhor o ambiente de circulação de informações previamente ao estabelecimento de práticas de monitoramento e automação das instalações prediais, especialmente por meio da proposição de sistema de alertas, alarme e combate à incêndios, dentre outros. Em organizações que têm como atividade principal a pesquisa científica e tecnológica, é preciso proteger não só a informação, mas também o conhecimento produzido, como segredos industriais e a propriedade intelectual. São essenciais até mesmo para preservação da memória institucional e do próprio Programa Espacial Brasileiro. 
 
Com efeito, a contratação de consultoria técnica especializada em gestão da informação, com ênfase no levantamento situacional da infraestrutura de perímetros físicos e lógicos, incluindo o relato da atual situação da AEB, bem como a elaboração de estudos, projetos e soluções inovadoras para monitoramento predial e mitigação de riscos associados, afiguram-se de suma importância para preservação e manutenção do conhecimento que permeia toda a instituição, em seus sistemas, processos e pessoal.

Comentários