Rover Perseverance da NASA Completa Dois Anos em Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Trago agora para vocês uma notícia postada ontem (20/01) no site ‘Canaltech’, destacando que o ‘Rover Perseverance’ completou dois anos em Marte. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Rover Perseverance Completa Dois Anos em Marte. O Que Vem Depois?
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
20 de Fevereiro de 2023 às 11h41
Fonte: NASA 
Via: Website Olhar Digital - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/JPL-Caltech

No sábado (18), completaram-se dois anos do pouso do rover Perseverance na cratera Jezero, em Marte. O robô chegou ao Planeta Vermelho em 2021 e, desde então, vem estudando formações geológicas de interesse e coletando amostras, que futuramente serão levadas para a Terra por meio de uma campanha conjunta da NASA e da Agência Espacial Europeia.
 
Em fevereiro daquele ano, uma espécie de guindaste com foguetes desceu o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity, preso à sua “barriga”, até a superfície de Marte. Desde então, ambos os robôs e os cientistas da missão passaram os dois últimos anos bastante ocupados.
 
Ken Farley, cientista de projeto do Perseverance, comentou que a equipe da missão está refletindo e celebrando os feitos do rover neste período. “O Perseverance inspecionou e coletou dados de centenas de formações geológicas, coletou 15 núcleos de rochas e criou o primeiro depósito de amostras em outro mundo”, destacou.
 

 
O "depósito" em questão foi formado em Three Forks, uma região na cratera. Ali, está 10 tubos de amostra de "reserva" para serem levados à Terra, no caso de o rover não conseguir levar as demais amostras ao lander da campanha. Oito deles contêm rochas e regolito (poeira e rochas quebradas), enquanto um tem amostra atmosférica e o outro é um "tubo de testemunha".
 
Neste, há materiais capazes de capturar possíveis compostos marcianos contaminantes para a Terra. Além dos núcleos de rocha que vem coletando, o rover obteve também duas amostras de regolito e uma amostra atmosféricas, que foram seladas em tubos. Ainda, o Perseverance selou outros três dos “tubos de testemunha”.
 
Em seu segundo aniversário do pouso em Marte, o rover Perseverance guarda a marca de 14,9 quilômetros percorridos; ao longo da jornada pelo planeta, as sete câmeras científicas do rover capturaram mais de 166 mil fotos. Os instrumentos científicos do rover não ficam atrás: o SuperCam, por exemplo, disparou mais de 230 mil lasers, e o braço robótico do rover foi usado 64 vezes.
 
Agora, a equipe se prepara para os resultados da próxima campanha do rover, iniciada na quarta-feira (15). "Com o início da próxima campanha científica, conhecida como 'Upper Fan', esperamos adicionar [novos números] a este total muito em breve", finalizou Farley.

Comentários