Startup 'Iwaya Giken' do Japão, Cria Balão de Hélio Para Vôos Extratosféricos Tripulados

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma interessante notícia postada dia (24/02) no site ‘Gizmodo Brasil’ destacando que a startup japonesa 'Iwaya Giken' está desenvolvendo um Balão de Hélio para Viagens Estratosféricas onde os passageiros poderão ver claramente a curvatura da Terra. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Olhem ai, sensacional, é mais uma iniciativa de uma startup ligada ao NEW SPACE, e esta japonesa. Será que no Brasil nenhuma startup se atentou ainda para a possibilidade comercial que isso teria visando atender o mercado turístico Latino Americano partindo, por exemplo, de Alcântara? Fica a reflexão.
 
Agradecemos ao nosso leitor e apoiador ‘Eugênio Preza’, editor da revista digital EP.SPACE-BR, pelo envio desta notícia.
 
Brazilian Space
 
Home - Tecnologia 
 
Startup Japonesa Cria Balão de Hélio Para Viagens ao Espaço; Veja o Preço 
 
Por Julia Possa
Publicado em 24 de fevereiro de 2023 - 21:01
Atualizado em 24 de fevereiro de 2023 - 20:52
Fonte: Site Gizmodo Brasil - https://gizmodo.uol.com.br
 
Imagem: Iwaya Giken/Divulgação

A startup Iwaya Giken, com sede em Sapporo, no norte do Japão, criou um balão de gás hélio que pode revolucionar as viagens ao espaço. A cabine comporta duas pessoas e é toda revestida de plástico transparente – uma estrutura bem diferente da parafernalha das naves espaciais atuais.
 
O balão, que começou a ser desenvolvido em 2012, é capaz de subir até 25 quilômetros de altitude – quase no meio da estratosfera, onde já é possível ver claramente a curva da Terra. Ainda não é o espaço sideral, mas os passageiros já terão voado mais alto que qualquer avião a jato.
 
Keisuke Iwaya, CEO da startup, disse à Associated Press que o objetivo é “democratizar o espaço”. Segundo ele, os viajantes não precisam ser bilionários, passar por treinamentos intensos ou ter as habilidades necessárias para voar em um foguete. 
 
“É seguro, econômico e suave para as pessoas”, disse no lançamento, na terça-feira (21). “A ideia é fazer turismo espacial para todos”. Mesmo assim, uma viagem na cabine tem um preço: deve custar quase 24 milhões de ienes – ou R$ 936 mil no câmbio atual.  
 

Segundo Keisuke, o objetivo é reduzir o preço da passagem em breve. A startup se associou à agência de viagens japonesa JTB, que deve colaborar no projeto quando a cabine estiver pronta para sua primeira viagem comercial.
 
As inscrições para o passeio ficam abertas até o final de agosto. A empresa deve anunciar os cinco primeiros passageiros selecionados em outubro. Quando começarem, no final de 2023, os voos terão uma semana de intervalo entre um e outro, a depender do clima. Inscreva-se aqui. 
 
Como o Balão Vai Funcionar 
 
O valor cobrado pela startup japonesa ainda é bem menor que o preço da SpaceX. Em abril, a empresa de Elon Musk cobrou US$ 55 milhões de cada um dos três empresários que embarcaram para a ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês). 
 
Faz sentido: existem diferenças entre cada um dos tipos de voo. Além de não sair da estratosfera, o balão de Iwaya será levantado por gás hélio, que pode ser quase que totalmente reutilizado.
 
A estrutura, que pode transportar um passageiro e um piloto, decolar de um porto de balões na cidade japonesa de Hokkaido, subiria os 25 km em duas horas e permaneceria no céu por pelo menos uma hora antes de começar a descer.
 
O balão de hélio é de plástico e tem a forma de um tambor de 1,5 metro de diâmetro, com grandes janelas que permitem a visão do espaço. Para garantir a segurança, os voos permanecerão acima do território e espaço aéreo do Japão, pontuou a startup.

Comentários

Postar um comentário