Caças da USAF Abatem Balão Espião Chinês Que Sobrevoava Território Estadunidense

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (04/02) no site ‘Olhar Digital’ destacando que o Balão Chinês que sobrevoava o território estadunidense foi abatido por caças da Força Aérea dos EUA (USAF). Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Pois então amigos, temo muito pelo desdobramento desse incidente inclusive vale ressaltar que segundo o Pentágono, outro Balão Chinês foi observado sobre a América Latina, enfim...
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Estados Unidos Abatem Suposto Balão Espião Chinês
 
Os Estados Unidos abateram o balão espião chinês que sobrevoava o território do país, causando uma crise diplomática entre os países
 
Por Ana Luiza Figueiredo
04/02/2023 - 17h37
Atualizada em 04/02/2023 - 17h51
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Os Estados Unidos derrubaram um suposto balão espião chinês enquanto ele flutuava na costa sudeste do país neste sábado (4), encerrando uma dramática saga de espionagem que chamou a atenção para o agravamento das relações entre EUA e China. 
 
* Os Estados Unidos derrubaram o balão chinês que estava sob o espaço aéreo do país 
 
* O plano militar para derrubar o balão foi aprovado pelo presidente Joe Biden 
 
* Para preparar a área, o governo americano suspendeu voos na região da Carolina do Sul 
 
* Joe Biden já havia indicado que o balão seria derrubado 
 
* Testemunhas filmaram o suposto momento em que o balão foi abatido por caças 
 
A informação foi revelada pela agência de notícias Reuters, que afirma ter recebido informações de testemunhas, além de autoridades norte-americanas. O presidente Joe Biden aprovou um plano militar para derrubar o suposto balão espião chinês, disseram autoridades dos EUA, enquanto o governo ordenava a suspensão dos voos ao redor da costa da Carolina do Sul devido ao que chamou de um “esforço de segurança nacional” não revelado. 
 
O Governo dos EUA chamou o balão de “clara violação” da soberania dos EUA. Mais cedo neste sábado, Biden disse que os Estados Unidos “cuidariam” do suposto balão espião chinês, mas não deu mais detalhes. Questionado se o balão seria derrubado, Biden deu um sinal de positivo para os repórteres.
 
Um fotógrafo da Reuters disse que o suposto balão espião chinês foi derrubado na costa sudeste dos Estados Unidos. Uma corrente veio de um jato, atingiu o balão, mas não houve explosão, e ele em seguida começou a cair, disse o fotógrafo.
 
Um usuário do Twitter publicou um vídeo, em que supostamente é possível ver o momento em que caças americanos abateram o balão:
 


A rede de televisão americana Fox também transmitiu o momento do abate do balão ao vivo: 
 

Líderes militares no início desta semana haviam recomendado não derrubar o balão quando ele estava sobre Montana devido ao risco de queda de destroços, disseram autoridades. A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) suspendeu partidas e chegadas em três aeroportos no sábado (4), incluindo o Aeroporto Internacional de Myrtle Beach, na costa da Carolina do Sul, por causa de um “esforço de segurança nacional”. 
 
A FAA emitiu uma restrição temporária de voo para liberar o espaço aéreo na costa da Carolina do Sul. O aviso bloqueou voos principalmente sobre o Oceano Atlântico, de acordo com um documento publicado pela FAA. O aviso alertou que os militares podem usar força letal se os aviões violassem as restrições e não cumprissem as ordens de saída. 
 
O Pentágono disse na sexta-feira (3) que outro balão chinês foi observado sobre a América Latina, sem dizer onde exatamente. 
 
Entenda o Caso do Balão Espião 
 
Recentemente, um objeto suspeito foi visto sobrevoando a região de Montana, nos EUA – local que contém informações importantes de segurança. O governo norte-americano acredita se tratar de um “balão espião” pertencente à China e está monitorando o dispositivo. 
 
Nesta sexta-feira (3), o governo do Canadá também disse que está monitorando “um possível segundo incidente envolvendo um balão de vigilância”. Diferentemente do país vizinho, no entanto, não houve qualquer acusação quanto à origem do objeto. 
 
Em comunicado, eles informaram que estão trabalhando em estreita colaboração com os EUA para “proteger as informações confidenciais do Canadá contra ameaças de inteligência estrangeiras”. 
 
Segundo a BBC, o objeto sobrevoou as Ilhas Aleutas do Alasca e parte do território do Canadá até chegar na cidade de Billings, em Montana, na quarta-feira (1º). 
 
Para saber mais, clique aqui.

Comentários

  1. Como podem afirmar que o balão é espião? Pelo que eu saiba ainda não foi divulgado nada pelos EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Digotorpedo!

      Apesar de ser bastante provável de que seja mesmo um Balão espião, já no título da matéria fica claro que por enquanto tudo está no campo da suposição. Enfim...

      Excluir

Postar um comentário