Novas Fotos da Sonda MRO dos EUA, Mostram Que o 'Rover Zhurong' Está Parado em Marte Há Meses

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma notícia postada ontem (23/02) no site ‘Canaltech’ destacando que novas fotos tiradas da superfície do Planeta Marte pela Câmera HiRISE, da sonda espacial ‘Mars Reconnaissance Orbiter (MRO)’ mostram que o ‘Rover Zhurong’ da China está parado em Marte há meses. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Novas Fotos Mostram Que o Rover Zhurong Está Parado em Marte Há Meses
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
23 de Fevereiro de 2023 às 11h31
Fonte: HiRISE, Xinhua 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: CNSA

O rover Zhurong, da China, segue “estacionado” na superfície de Marte — é o que mostram imagens capturadas pela câmera HiRISE, da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA. Divulgados nesta terça-feira (21), os registros foram feitos entre março e setembro do ano passado, e o mais recente, no dia 7 de fevereiro deste ano, e mostram que o rover não se move pelo menos desde setembro.
 
Normalmente, a câmera HiRISE é usada para observar as mudanças nas áreas próximas de missões na superfície de Marte. Como foram feitas em diferentes momentos, as fotos da MRO sugerem que o Zhurong pode ter excesso de poeira em sua superfície. Se este for o caso, o acúmulo de partículas pode afetar o funcionamento de seus painéis solares e das “janelas”, que permitem que um componente armazene calor durante o dia e o libere durante a noite.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/UArizona)
Fotos da sonda MRO feitas entre 2022 e 2023; o rover Zhurong é o ponto escuro e azulado, e a sequência mostra que ele não mudou de posição entre setembro e fevereiro.
 
O Zhurong pousou em Marte em maio de 2021 e, em maio do ano seguinte, entrou em hibernação para enfrentar a baixa quantidade de luz solar que iria receber devido ao inverno no planeta. O esperado era que ele tivesse retomado suas atividades por volta de dezembro, quando a temperatura e níveis de luz permitissem que seus painéis solares gerassem energia elétrica suficiente. 
 
Contudo, isso não parece ter acontecido. As autoridades espaciais da China não revelaram novas informações sobre a situação do rover e, segundo fontes que não quiseram ser identificadas, a equipe da missão ainda está à espera de um novo sinal do Zhurong. Mesmo após publicações celebrando o aniversário da inserção orbital da sonda Tianwen-1, que segue viajando ao redor do de Marte, a China não mencionou a situação atual do rover. 
 
Caso tenha realmente chegado ao fim de suas atividades no Planeta Vermelho, o Zhurong alcançou marcas impressionantes. Ele tinha vida útil de apenas três meses, mas seguiu em operação por mais de um ano em Marte antes de entrar em hibernação e percorreu pelo menos 1,9 km do seu local de pouso. Além disso, o robô cumpriu seus objetivos científicos primários, e estava em busca de alvos geomorfológicos em sua missão estendida.

Comentários