'Sierra Space' Realiza Com Sucesso o Terceiro Teste Explosivo de Módulo Inflável em Desenvolvimento Para a Futura 'Estação Espacial Orbital REEF'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Vocês estão lembrados do tal Projeto da Estação Espacial Orbital REEF? Pois então, segue abaixo uma notícia postada ontem (02/02) no site ‘Gizmodo Brasil’ destacando que a empresa norte-americana ‘Sierra Space’ informou ter realizado recentemente o terceiro teste bem-sucedido de um pequeno módulo espacial inflável, explodindo-o de propósito. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Espaço
 
Módulo Inflável Explode Durante Teste na Estação Espacial Orbital Reef; Assista
 
Por Hemerson Brandão
2 de fevereiro de 2023 - 16:01
Atualizado em 2 de fevereiro de 2023 - 17:28
Fonte: Site Gizmodo Brasil - https://gizmodo.uol.com.br
 
Imagem: Sierra Space/Divulgação

A empresa norte-americana Sierra Space divulgou um vídeo em que explode de propósito um pequeno módulo espacial inflável. A ideia é que esse tipo de habitat seja usado no futuro complexo espacial Orbital Reff, que deverá substituir a ISS (Estação Espacial Internacional). 
 
Os Testes 
 
Este foi o terceiro teste bem-sucedido da empresa, e tentava comprovar se o sistema é seguro para sustentar astronautas em seu interior. O módulo é construído com materiais macios de alta resistência, como o vectran, uma trama de tecido mais forte que o aço e que suporta ser pressurizado no espaço.
 
Os testes anteriores pretendiam identificar o nível de estresse do material, para saber até que ponto ele poderia suportar uma alta pressão antes da ruptura. Já o mais recente teste buscou estudar por quanto tempo o módulo ficaria intacto durante a máxima pressão.
 
Segundo a Sierra Space, a NASA recomendou que o módulo deveria suportar a pressão máxima por pelo menos 100 horas. Contudo, o módulo resistiu a mais de 150 horas do teste. Confira o vídeo da explosão de vários ângulos: 
 

O módulo inflável LIFE (ou “Grande Ambiente Flexível Integrado do Sierra Space”, na sigla em inglês), fará parte da Orbital Reef, uma estação espacial que será construída em órbita baixa da Terra. O projeto é liderado pela empresa Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos.
 
O complexo será construído até o final desta década, servindo para diversos usos, incluindo comércio, pesquisa e turismo espacial. A ideia é que a Orbital Reef seja uma das estações usadas pela NASA e outras agências após a aposentadoria da ISS.
 
Além da Sierra Space e da Blue Origin, o projeto também conta com a participação de outras empresas, como a Boeing, Redwire Space e Genesis Engineering, além da Universidade do Estado do Arizona, nos EUA.
 
Ilustração artística da futura estação espacial comercial Orbital Reef.
 
Estação Inflável 
 
O LIFE deverá ser lançado ao espaço em um foguete convencional e será inflado em órbita quando acoplado ao corpo da nova estação. A vantagem de ser inflado é que é possível ampliar o tamanho interno de uma estação, podendo um desses módulos suportar equipes de até 12 pessoas.
 
O módulo terá oito metros de comprimento e de largura, tendo um volume pressurizado de 300 metros cúbicos – um quinto do volume pressurizado da ISS. Ele terá três andares, incluindo um laboratório, cozinha, jardim e dormitórios.
 
O módulo é protegido por material que funcionará como escudo macio que protege o habitat de detritos espaciais, como micrometeoróides. As camadas de tecido, mais o revestimento interno, criam também proteção contra a radiação.
 
Até o final deste ano, a empresa pretende fazer testes com um módulo em tamanho real. A expectativa é que a construção da Orbital Reef aconteça a partir de 2027. Futuramente, esse tipo de habitação inflável poderá ser usada e missões tripuladas na Lua ou em Marte.

Comentários