Blue Origin Cria Protótipo de 'Célula de Energia Solar' Para Produzir Energia a Partir da 'Poeira Lunar'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma interessante notícia postada ontem (15/02) no site ‘Canaltech’ destacando que a empresa  ‘Blue Origin’ criou protótipo de ‘Célula de Energia Solar’ e ‘Cabos de Transmissão’ que prometem produzir energia a partir da Poeira Lunar. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Blue Origin Cria Protótipo de Célula de Energia Solar Com Poeira Lunar
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
15 de Fevereiro de 2023 às 17h14
Fonte: Blue Origin 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

A Blue Origin desenvolveu um protótipo de células de energia solar e cabos de transmissão que prometem produzir energia a partir da poeira lunar. Chamado Blue Alchemist, o projeto foi desenvolvido a partir da necessidade de criar sistemas de energia na superfície do nosso satélite natural a partir dos materiais disponíveis no local, sem precisar levar substâncias especiais da Terra.
 
Em um comunicado, a equipe do projeto explica que começou o trabalho com simulações química e mineralogicamente similares ao regolito lunar (uma mistura de poeira, fragmentos de rocha e vidro que cobre a superfície da Lua), que representavam também as variações no tamanho dos grãos desta poeira. Depois, eles criaram um método eficiente e escalável para derreter e mover o regolito derretido.
 
(Imagem: Reprodução/Blue Alchemist)
Protótipo da célula de energia Blue Alchemist.
 
Através da eletrólise do regolito simulado derretido, o reator da equipe produziu ferro, silício e alumínio. Neste processo, os elementos são separados do oxigênio que os une — este elemento, especialmente, pode ser usado para a propulsão e suporte à vida dos astronautas na superfície lunar.
 
O processo consegue um alto nível de purificação do silício, essencial para a produção de células solares eficientes. “Os processos de purificação do silício típicos podem usar grandes quantidades de compostos químicos tóxicos e explosivos, mas o nosso usa apenas a luz solar e o silício do reator”, explicaram.
 
Já os produtos do regolito derretido podem ser usados para produzir coberturas de vidro, necessárias para proteger as células solares do ambiente lunar. Segundo os membros do projeto, as coberturas de vidro podem permitir que as células tenham mais de uma década de vida útil.
 
(Imagem: Reprodução/Blue Origin)
Representação de um sistema Blue Alchemist implementado na Lua.
 
Os membros do projeto destacaram também que a tecnologia permite produzir células de energia solar com zero emissões de carbono, sem água e ingredientes químicos tóxicos, o que ressalta seu potencial para beneficiar a energia na Terra. “Embora nossa visão seja tecnicamente ambiciosa, agora nossa tecnologia é real”, finalizaram.
 
Ainda há um longo caminho pela frente para que tal fonte de energia solar na Lua se torne aplicável, mas o protótipo é um passo importante para isso. Além disso, vale lembrar que a Blue Origin não é a única buscando formas de usar o regolito lunar: no ano passado, por exemplo, pesquisadores da Universidade Tallinn estudaram a produção de painéis solares com o regolito, como fonte de matéria-prima.

Comentários