Pequeno Asteroide Rasga o Céu do Norte da França Causando um Forte Clarão

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma notícia postada ontem (13/02) no site ‘Olhar Digital’ destacando que no inicio desta madrugada (13) um pequeno asteroide nomeado de SAR 2667 foi visto nos céus do norte da França, quando entrou em contato com a atmosfera da Terra, causando um forte clarão. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Bola de Fogo Rasga o Céu da Europa Poucas Horas Após Descoberta de Asteroide
 
Astrônomo húngaro descobriu o asteroide cerca de 12 horas antes de sua entrada pela atmosfera da Terra
 
Por William Schendes
Editado por Flavia Correia
13/02/2023 - 17h40
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

No início da madrugada desta segunda-feira (13), um pequeno asteroide nomeado de SAR 2667 foi visto nos céus do norte da França. Ao entrar em contato com a atmosfera da Terra, o meteoro causado pela rocha espacial provocou um forte clarão. (Todos os horários mencionados têm como referência o fuso de Brasília).
 
* Estima-se que o asteroide SAR 2667 media cerca de um metro;
 
* Ao entrar em contato com a Terra, a rocha espacial causou um meteoro “bola de fogo”;
 
* O evento se deu poucas horas depois que o asteroide foi descoberto na órbita do nosso planeta;
 
A aproximação do asteroide foi prevista por volta de meio-dia pelo astrônomo húngaro Krisztián Sárneczky. “Descobri este pequeno corpo durante uma caça de rotina a NEOs [objetos próximos da Terra ]”, disse o pesquisador em entrevista ao site Space.com.
 
“Ficou imediatamente óbvio que era um NEO, que estava vindo em nossa direção e era fraco”
 


A previsão de Sárneczky foi confirmada pela Agência Espacial Europeia (ESA), que informou que o objeto entraria em contato com a Terra entre 23h50 de domingo e 0h03 de segunda.
 

Essa é a sétima vez que os astrônomos conseguem identificar um meteoro pouco tempo antes de entrar em contato com a Terra. 
 
Passagem de Asteroide Viraliza no Twitter 
 
Vários registros da passagem do asteroide SAR 2667 foram compartilhados no Twitter. 
 









Asteroide Passa Raspando Pelo Brasil 
 
Conforme noticiado pelo Olhar Digital, o asteroide 2023 BU, de cerca de 5,5 metros de diâmetro, passou muito perto da Terra na noite de 26 de janeiro, a apenas 3,6 mil km da superfície – o que, em termos astronômicos, não é quase nada. 
 
Pouco antes de atingir o perigeu (ponto mais próximo do nosso planeta), em cima do Pacífico Sul, a rocha espacial fez um voo rasante sobre o Brasil, cobrindo sete estados: Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. 
 
A extrema velocidade com que ele passou pelo nosso país (a cerca de 30 mil km/h) fez com que a distância entre Recife e Foz do Iguaçu, que é de 2.880 km, fosse percorrida em menos de seis minutos.

Comentários