NASA e a Empresa ATB Trabalham no Desenvolvimento de Bateria Que Pode Revolucionar 'Missões Espaciais Enviadas a Vênus'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma interessante notícia postada ontem (23/02) no site ‘Canaltech’ destacando que a NASA e a empresa Advanced Thermal Batteries (ATB) estão trabalhando em um sistema de baterias resistente a altas temperaturas, que poderá ser usado para alimentar módulos de pouso enviados à superfície de Vênus. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo. 
 
Sensacional, realmente muito bom, tomara que esse desenvolvimento seja exitoso. 
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
Nova Bateria Pode Revolucionar Missões Enviadas a Vênus
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
23 de Fevereiro de 2023 às 15h17
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

A NASA e a empresa Advanced Thermal Batteries (ATB) estão trabalhando em um sistema de baterias resistente a altas temperaturas, que poderá ser usado para alimentar módulos de pouso enviados à superfície de Vênus. O projeto ainda está em andamento, mas já rendeu a primeira bateria capaz de operar nos 455 ºC da superfície do planeta por um dia inteiro em Vênus, que equivale a cerca de 120 dias terrestres.
 
Além da temperatura alta o suficiente para derreter chumbo, Vênus tem atmosfera repleta de compostos químicos corrosivos para a maioria dos metais, e a pressão atmosférica por lá equivale àquela encontrada 1.500 metros sob a água. Devido a estas condições extremas, as poucas missões enviadas para lá não duraram mais que duas horas na superfície do planeta.
 
Assim, futuras missões robóticas enviadas para o planeta vão precisar estar preparadas para resistir às condições da superfície, equipadas com baterias que permitam que operem por maior tempo. Entre estas missões, está o futuro módulo de pouso Long-Lived In situ Solar System Explorer (LLISSE), desenvolvido pela NASA em parceria com outras instituições.
 
(Imagem: Reprodução/John Wrbanek, NASA GRC)
Representação do lander LLISSE em comparação a outros, de maior.
 
Ele terá sistemas eletrônicos, de comunicação e instrumentação, e vai precisar de uma bateria para funcionar. Como nenhuma das baterias existentes é capaz de atender os requisitos da LLISSE, a NASA e a ATB decidiram tentar desenvolver uma, e chegaram a um resultado promissor, desenvolvido com base em sistemas térmicos de vida curta com 17 células individuais.
 
As baterias térmicas apresentam grande densidade de energia e podem ser armazenadas por longos períodos, mantendo por mais de 20 anos a capacidade de oferecer energia imediata. Em Vênus, uma bateria do tipo pode aproveitar as condições atmosféricas para aquecer seu eletrólito e seguir operacional, sem a necessidade de outros procedimentos.
 
(Imagem: Reprodução/Tom Miller, NASA GRC)
Bateria experimental desenvolvida pela ATB para o lander LLISSE.
 
Uma versão comum desta bateria iria resistir por poucas horas no planeta, mas aquela desenvolvida pela ATB seguiu ativa por 118 dias, quase o dobro do tempo exigido para o projeto. “Esta demonstração de tecnologia da bateria, com arquitetura melhorada e eletroquímica de baixa auto-descarga, é uma grande conquista que muitos podem ter pensado que não seria possível”, disse o Dr. Kevin Wepasnick, engenheiro de projeto na ATB. 
 
Agora que os recursos principais dela foram demonstrados, os membros do projeto querem trabalhar em uma versão mais robusta da bateria, que possa resistir a cargas de choque e vibração. Segundo um comunicado da NASA, um sistema de protótipo da bateria deve estar pronto para demonstração ao longo dos próximos 18 meses.

Comentários