NASA Anuncia a Escolha do Asteroide Dinkinesh Como Primeiro Alvo da Missão Lucy

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma sensacional notícia postada ontem (10/02) no site ‘Canaltech’ destacando que a NASA anunciou que o primeiro asteroide a ser visitado pela ‘Missão Lucy’ será o Dinkinesh, recentemente nomeado União Astronômica Internacional (IAU). Saibam mais sobre essa curiosíssima história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Dinkinesh é o Nome do 1º Asteroide a Ser Visitado Pela Sonda Lucy
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
13 de Fevereiro de 2023 às 17h14
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

O primeiro asteroide que a missão Lucy, da NASA, irá visitar no início de novembro, se chama agora (152830) Dinkinesh, após aprovação da União Astronômica Internacional. O termo “Dinkinesh” vem do etíope e representa o nome de Lucy, fóssil de australopiteco encontrada na Etiópia em 1974. Ainda, Dinkinesh significa “você é maravilhoso”, em amárico.
 
O asteroide Dinkinesh foi descoberto em 1999 e, na época, recebeu o nome provisório 1999 VD57. Alguns anos depois, quando sua órbita foi determinada com precisão suficiente, ele recebeu o número 152830. Entretanto, como acontece com a maioria dos objetos do Cinturão de Asteroides, o objeto seguiu sem nome oficial. No mês passado, a equipe da missão decidiu enviar a sonda Lucy para visitar esta rocha espacial e, assim, propôs um novo nome para ela.
 
(Imagem: NASA Goddard/ESA/OSIRIS team/NASA/Goddard/University of Arizona)
Comparação dos tamanhos do asteroide (152830) Dinkinesh, em azul, com o asteroide (2867) Steins e (101955) Bennu.
 
O asteroide Dinkinesh — ou “Dinky”, se preferir — mede menos de um quilômetro de diâmetro e ajudará a equipe da missão a testar os sistemas da sonda antes de ela iniciar sua atividade científica principal: estudar os misteriosos asteroides troianos de Júpiter, considerados “fósseis” do Sistema Solar primordial.
 
O objetivo principal do encontro é um teste de engenharia, mas mesmo assim os cientistas da missão estão animados com o que a visita pode oferecer. Se tudo correr bem, este será o menor asteroide já estudado no Cinturão, estando muito mais perto da Terra do que outras rochas espaciais já visitadas por outras missões.

Comentários