Segundo Astrônomos do Observatório WM Keck, Misterioso Objeto Comprido Está Perto de Ser Devorado Pelo 'Buraco Negro Sagitário A*'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma interessante notícia postada ontem (27/02) no site ‘Olhar Digital’ destacando que segundo astrônomos do Observatório WM Keck, em Mauna Kea, no Havaí, um misterioso objeto comprido esta perto de ser devorado pelo ‘Buraco Negro Sagitário A* que fica no centro da nossa Via Láctea. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Misterioso Objeto Comprido Está Perto de Ser Devorado Pelo Buraco Negro da Via Láctea
 
Durante a eventual morte desse objeto, o buraco negro deve gerar uma infinidade de "fogos de artifício" conforme for se aquecendo
 
Flavia Correia
27/02/2023 - 16h17
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Um objeto grande e misterioso está sendo lentamente sugado para o buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea – um encontro extremo de proporções épicas que os cientistas têm acompanhado de perto há mais de vinte anos. Usando o Observatório WM Keck, em Mauna Kea, no Havaí, uma equipe de astrônomos tem observado a colisão desde 2002.
 
Crédito: Observatório W. M. Keck/Adam Makarenko
Representação artística do que está previsto para acontecer por volta do ano de 2036, quando o X7, um filamento alongado de poeira e gás, está previsto para fazer sua maior aproximação ao buraco negro supermassivo da Via Láctea.
 
Acredita-se que o estranho objeto – batizado de X7 – seja uma nuvem de poeira e gás com cerca de 50 vezes a massa da Terra. Um estudo recente, publicado na revista científica The Astrophysical Journal, descobriu que esse objeto se tornou imensamente alongado pelas poderosa força gravitacional do buraco negro Sagitário A*.
 
Conforme detalhado na pesquisa, os astrônomos descobriram que o X7 agora se estende por três mil unidades astronômicas (que significa três mil vezes a distância entre o Sol e a Terra, ou seja, quase 500 bilhões de km).
 
“Esta é uma oportunidade única de observar os efeitos das forças de maré do buraco negro em alta resolução, dando-nos uma visão sobre a física do ambiente extremo do centro galáctico.” 
 
Anna Ciurlo, pesquisadora assistente da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e principal autora do estudo, em um comunicado. 
 
O Pouco Que Já Se Sabe do “Baquete” do Buraco Negro 
 
Os astrônomos ainda têm muito a aprender sobre as origens do X7. Esse estudo sugere que o objeto foi o resultado da fusão de duas estrelas, um choque que ejetou uma nuvem considerável de gás.
 
Também é de conhecimento que o X7, que orbita Sagitário A* a cada 170 anos terrestres, está em um despertar violento, com sua maior aproximação do buraco negro prevista para acontecer por volta do ano de 2036.
 
Ao chegar perto o suficiente, seus componentes serão sugados para uma espiral, como se descesse por um ralo, a até 790 km por segundo.
 
“Prevemos que as fortes forças de maré exercidas pelo buraco negro galáctico acabarão por rasgar o X7 antes de completar uma órbita”, disse o coautor Mark Morris, professor de astronomia da UCLA.
 
A eventual morte desse objeto será um evento que provavelmente fará com que o buraco negro se acenda como fogos de artifício à medida que aquece – para deleite das observações espaciais.

Comentários