Lançamento do 'Foguete H3' Japonês Teve de Ser Suspenso em Sua Primeira Missão Devido Falha em seus Propulsores

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Escrevendo de Guarajuba (Litoral norte de Salvador), trago agora para vocês uma notícia postada dia (17/01) no site ‘Canaltech’, destacando que na última quinta-feira (16) infelizmente a Primeira Missão do Foguete H3, do Japão teve de ser suspensa após falha em seus propulsores. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Primeira Missão de Foguete do Japão é Suspensa Após falha em Propulsores
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
17 de Fevereiro de 2023 às 13h38
Fonte: JAXA 
Via: Website Olhar Digital - https://canaltech.com.br
 
Fonte: JAXA

O Japão tentou realizar o primeiro lançamento de seu foguete H3 nesta quinta-feira (16), no Centro Espacial de Tanegashima. O veículo iria levar um satélite de observação da Terra ao espaço durante o teste de voo, mas a missão acabou suspensa devido a uma falha nos propulsores do foguete.
 
A contagem regressiva para o lançamento foi finalizada às 22h37, no horário de Brasília, e as etapas para a missão pareceram correr bem. Os motores LE-9, responsáveis por alimentar o estágio central do foguete, foram acionados, mas os propulsores sólidos não.
 


Com o ocorrido, o foguete permaneceu em solo, sem sofrer danos. Ainda não se sabe o porquê da falha, e a agência espacial japonesa JAXA irá investigar o ocorrido. A missão levaria ao espaço o satélite Advanced Land Observing Satellite-3 (ALOS-3), que iria para a órbita baixa da Terra e poderia identificar estruturas de até 80 cm na superfície.
 
O foguete H3 é desenvolvido JAXA em parceria com a montadora japonesa Mitsubishi, e o desfecho da missão sinaliza que deverá demorar mais um pouco para o veículo chegar ao espaço. O trabalho com o foguete já dura uma década, e ele foi projetado para substituir o H-IIA, usado atualmente pelo país.
 
A ideia é que o H3 seja usado em lançamentos de satélites governamentais e comerciais, e sirva também para levar suprimentos à Estação Espacial Internacional. Assim, o foguete H3 poderá ajudar o Japão a ter mais independência em seus lançamentos espaciais, com metade dos custos representados pelos lançamentos do H-IIA.
 
Abaixo, você confere a transmissão completa da missão:
 

Comentários

  1. Foguete visando ameaçar a Coréia do norte!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Japão pela sua agência: Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA). De fato uma nação super avançada no setor aeroespacial.

    ResponderExcluir

Postar um comentário