Futuro Telescópio Espacial 'NEOMIR' Europeu Poderá Identificar Asteroides "Escondidos" Pelo Sol

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma notícia postada ontem (22/02) no site ‘Canaltech’ destacando que a Agência Espacial Europeia (ESA) vem trabalhando em um projeto de Telescópio Espacial denominado de Missão NEOMIR, que poderá identificar  no futuro ‘asteroides escondidos pelo Sol’. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Futuro Telescópio Poderá Identificar Asteroides "Escondidos" Pelo Sol
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
22 de Fevereiro de 2023 às 15h23
Fonte: ESA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: ESA / Pierre Carril

A Agência Espacial Europeia (ESA) vem trabalhando na missão NEOMIR, um telescópio localizado entre a Terra e Sol para servir como um sistema de alerta de asteroides com pelo menos 20 metros de diâmetro, “invisíveis” para telescópios em solo. A missão deve ser lançada em meados de 2030 com um foguete Ariane 6-2, do grupo Ariane.
 
Há uma quantidade desconhecida de asteroides escondidos pelo brilho do Sol, seguindo trajetórias que não podem ser monitoradas e que, talvez, estejam em direção à Terra. Foi o caso do meteoro que explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, em 2013: a rocha espacial era relativamente pequena, mas veio de perto da direção do Sol e passou despercebida até explodir na atmosfera.
 
Pensando em preencher esta lacuna da detecção de asteroides, a ESA está desenvolvendo a missão NEOMIR. Ela será lançada com destino ao Ponto de Lagrange 1, entre o Sol e a Terra, e ficará na mesma posição em relação aos dois corpos; assim, o telescópio poderá identificar possíveis asteroides seguindo à Terra, vindos da direção do Sol.
 
(Imagem: Reprodução/ESA)
O NEOMIR ficará no Ponto de Lagrange 1, entre a Terra e o Sol.
 
Além de estar fora do alcance da atmosfera terrestre, que impede alguns tipos de observações, a NEOMIR terá um telescópio capaz de realizar observações na luz infravermelha. Ela irá monitorar uma espécie de “anel” perto do Sol de observação impossível no solo, e como vai trabalhar com a parte infravermelha do espectro eletromagnético, poderá detectar o calor emitido pelos asteroides.
 
Estas emissões não são ofuscadas pela luz do Sol, mas seriam absorvidas pela atmosfera da Terra. Como estará no espaço, a NEOMIR conseguirá observar a região, indo além das capacidades dos telescópios em solo. Os recursos da missão podem render a identificação de asteroides de pelo menos 20 metros com, no mínimo, três semanas de antecedência — e, no caso de algum asteroide ser descoberto próximo do observatório, o alerta da presença da rocha espacial seria enviado com pelo menos três dias de antecedência.

Comentários