Pesquisadores da NASA Estudam 'Método de Hibernação' Para Astronautas Observando Esquilos

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma curiosa notícia postada dia (11/02) no site ‘Olhar Digital’ destacando que pesquisadores da NASA estão estudando como esquilos que vivem em regiões bem frias podem ajudar os astronautas a entrar em hibernação. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
Bom na verdade a ideia de usar o método de hibernação em viagens espaciais não é nova e vem sendo explorada pelo cinema desde os primórdios dos filmes de ficção científica, mas nunca se comprovou que a mesmo possa ser exequível. Quem sabe agora esse método possa se tornar uma realidade nas viajes espaciais tripuladas para o espaço profundo, vamos aguardar.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Esquilos Inspiram Cientistas em Ideia Para Colocar Astronautas em Hibernação
 
Pesquisadores da NASA estão estudando como esquilos que vivem em regiões bem frias podem ajudar os astronautas a entrar em hibernação
 
Por Ronnie Mancuzo
11/02/2023 - 11h11
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 
Imagem destacada: IgorZh/Shutterstock 

Esquilos da espécie esquilo-do-ártico são animaizinhos que entram em hibernação por até nove meses ao longo de um ano. Nesse estado, eles conseguem reduzir o metabolismo a ponto da temperatura corporal cair para abaixo de zero. Tudo sem sofrer os efeitos colaterais normais, como congelar e perder massa muscular ou óssea.
 
Essa capacidade está sendo acompanhada de perto por pesquisadores da NASA interessados em proteger a saúde dos astronautas em missões espaciais de longa duração. Muito porque a microgravidade acaba sendo responsável por uma ampla gama de problemas decorrentes do não uso ativo do corpo humano – como justamente, a perda muscular, a perda óssea e a degradação de órgãos.
 
Na hibernação, as células dos esquilos (e dos animais homeotérmicos que vivem em regiões temperadas e árticas) param de se dividir e a frequência cardíaca diminui para cerca de dois batimentos por minuto. E quando chega a hora de acordar, praticamente, nenhum efeito colateral substancial é sentido.
 
Algo nesse sentido está na ideia da NASA de induzir por meio de medicamentos a hibernação em futuros viajantes espaciais. Protegendo eles, inclusive, da chamada “febre da cabine”, da radiação ionizante e dos problemas relacionados à microgravidade. 
 
Viajando Pelo Espaço em Hibernação 
 
Em vez de ficar sentada por meses em uma minúscula cápsula a caminho de Marte, por exemplo, consumindo comida, água e ar – além de, gradualmente, ficar definhando por não fazer uso ativo do corpo – uma parte da tripulação poderia ser colocada em hibernação. Ou seja, ficaria sem precisar comer e beber, respirando o mais “economicamente” possível.
 
Então, ao final da viagem espacial, os hibernados acordariam com ossos e músculos em uma condição muito melhor do que a dos colegas que ficaram acordados. E essa proposta dos pesquisadores da NASA também pensa nas pessoas aqui na Terra.
 
O estado de hibernação induzida por medicamentos poderia ajudar na hora de proteger pacientes que sofrem de condições delicadas, como ataques cardíacos e derrames. Hibernados, eles teriam o metabolismo beneficiado até serem levados a um hospital para os devidos cuidados.

Comentários