NASA Lançará ao Espaço o 'Telescópio Espacial ULTRASAT' de Israel

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (21/02) no site ‘Olhar Digital’, destacando que a NASA anunciou que irá lançar ao espaço o Ultraviolet Transient Astronomy Satellite (ULTRASAT)’ de Israel, além de participar do programa científico desta missão. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Avante ULTRASAT!
 
Brazilian Space
 
Ciência e Espaço
 
Primeiro Telescópio Espacial de Israel Será Lançado Pela NASA
 
Além de fornecer o serviço de lançamento, a NASA revelou que também participará do programa científico da missão ULTRASAT
 
Por Flavia Correia
21/02/2023 - 16h04
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Nesta terça-feira (21), a NASA emitiu um comunicado anunciando o lançamento do primeiro telescópio espacial de Israel, o Ultraviolet Transient Astronomy Satellite (ULTRASAT), um observatório ultravioleta com um grande campo de visão projetado para investigar eventos de curta duração no Universo, como explosões de supernovas e fusões de estrelas de nêutrons.
 
Créditos: NASA, ESA e A. Riess (STScI/JHU) e a equipe SH0ES; Agradecimento: M. Zamani (ESA/Hubble)
Registros instantâneos do Telescópio Espacial Hubble, da NASA, formam esse vídeo de lapso de tempo que mostra a luz fraca de uma supernova chamada SN 2018gv. O ULTRASAT, de Israel, observará tais explosões cósmicas em luz ultravioleta, fornecendo detalhes mais abrangentes dos eventos. Créditos: NASA, ESA e A. Riess (STScI/JHU); equipe SH0ES; M. Zamani (ESA/Hubble).
 
Liderado pela Agência Espacial de Israel e pelo Instituto Weizmann de Ciência, o ULTRASAT deve ser lançado para uma órbita geoestacionária ao redor da Terra no início de 2026. Além de fornecer o serviço de lançamento, a NASA revelou que também participará do programa científico da missão.
 
“Estamos orgulhosos de nos juntarmos a esta parceria, um esforço internacional que nos ajudará a entender melhor os mistérios do universo quente e transitório.” 
 
Mark Clampin, diretor da Divisão de Astrofísica da sede da NASA em Washington. 
 
O amplo campo de visão do ULTRASAT deve permitir que ele descubra e capture rapidamente a luz ultravioleta de fontes no cosmos que mudam em escalas de tempo curtas.
 
As observações do ULTRASAT desses eventos de curto prazo serão combinadas pelos pesquisadores com informações de uma variedade de outras missões, incluindo aquelas que estudam ondas gravitacionais e partículas – uma área conhecida como domínio do tempo e astronomia multimensageira.
 
Segundo a NASA, os resultados dessa combinação lançarão luz sobre o funcionamento de diversos mecanismos cósmicos, desde buracos negros e fontes de ondas gravitacionais até supernovas e galáxias ativas. 
 
“Este é um projeto inovador que coloca Israel na vanguarda da pesquisa global”, disse Eli Waxman, astrofísico do Instituto Weizmann de Ciência e pesquisador-chefe da ULTRASAT. “Os principais organismos internacionais, como a NASA e o instituto de pesquisa DESY (sigla em alemão para Síncrotron de Elétrons da Alemanha) juntaram-se a este projeto liderado por Israel como parceiros, tendo reconhecido seu significado científico”.
 
 De acordo com Waxman, esses parceiros estão investindo recursos consideráveis na construção e lançamento do satélite para se tornarem participantes ativos nesta missão com acesso aos seus produtos científicos. “É uma parceria orientada para a ciência”. 
 
Pelo acordo entre a NASA e a Agência Espacial de Israel, a agência norte-americana fornecerá a oportunidade de lançamento, o Adaptador de Carga Útil de Voo e outras responsabilidades relacionadas ao lançamento do ULTRASAT.
 
O observatório será entregue completo por Israel ao Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, para o lançamento.

Comentários