Programa 'NIAC' da NASA - NASA Poderá Construir 'Dutos de Oxigênio' no Polo Sul da Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma interessantíssima notícia postada ontem (09/02) no site ‘Olhar Digital’ destacando que estudo no âmbito do ‘Programa NIAC - Innovative Advanced Concepts’ (já citado aqui no BS) da NASA, visa poder construir ‘Dutos de Oxigênio’ no polo no Sul da Lua. Saibam mais dessa história pela matéria abaixo.
 
E realmente sensacional os projetos que estão sendo apresentado neste Programa NIAC da NASA, e o BS irá acompanhar com interesse esta iniciativa.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
NASA Pode Construir Dutos de Oxigênio no Sul da Lua
 
Os planos futuros para Lua exigirão transporte de oxigênio, e agora a NASA pode ter encontrado a solução para esse problema
 
Por Mateus Dias
Editado por Lucas Soares
09/02/2023 - 09h10
Atualizada em 09/02/2023 - 21h03
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Diversas agências espaciais possuem inúmeros planos para o futuro da Lua, entre eles a construção de uma base lunar no polo sul do satélite. Pensando nisso, a NASA está considerando a criação de gasodutos de oxigênio que serão muito úteis para missões futuras do projeto Artemis.
 
A ideia da construção do gasoduto que levará oxigênio para as regiões próximas ao polo sul lunar surgiu após Peter Curreri, diretor de ciências da Lunar Resources, explicar que a NASA pode enfrentar problemas para desenvolver rovers para transporte do gás.
 

Curreri apresentou a proposta dos gasodutos para o Instituto de Conceito Avançados (NIAC) da NASA. O projeto foi umas dos quatorze selecionados para receber financiamento para o desenvolvimento dos conceitos. 
 
Polo Sul da Lua 
 
O polo sul da Lua é um local importante para permitir a exploração do satélite. Além de outros recursos, como o alumínio, ele possui gelo que pode ser usado para obter água e oxigênio. Ambos podem ser usados tanto para respiração humana, quanto para a criação de combustíveis de foguete.
 
O projeto dos gasodutos de oxigênio foi chamado de Gasoduto do Polo Sul Lunar (LSPOP), e ligará o centro de extração de gelo na Lua da NASA às bases lunares. Outros países como a China e Rússia também demonstraram interesse na exploração do local.
 
O projeto inicial da NASA era transportar o oxigênio extraído do gelo para as bases lunares, através de rovers e tanques. No entanto, a agência tem encontrado dificuldade em engarrafar o gás comprimido ou liquefazê-lo para o transporte.
 
Além disso, o transporte de oxigênio por rovers exigiria muito mais energia do que é preciso apenas para extraí-lo. Dessa forma a construção dos dutos pouparia muito trabalho. 
 
Protótipos e Projeto 
 
Espera-se que nos próximos meses, testes de diferentes protótipos sejam realizados pela pasta de recursos lunares da NASA.
 
* O projeto conta com 175 mil dólares de financiamento para o desenvolvimento da proposta; 
 
* Inicialmente planeja-se que sejam construídos 5 quilômetros de dutos, que ligarão um ponto de extração a um local de armazenamento; 
 
* Acredita-se que os gasodutos serão fabricados com alumínio, material abundante no polo sul lunar.
 
Caso a NASA aprove a proposta dos gasodutos eles serão construídos em segmentos, antes de serem alocados na Lua, isso permitirá que as peças sejam montadas e preparadas separadamente. A aprovação ou não da proposta deve acontecer em breve, já que os os próximos passos da Artemis já estão com data marcada.

Comentários