Lander Peregrine: Missão Cargueira Lunar Comercial da Empresa Astrobotic Teve o Seu Local de Pouso Alterado Pela NASA

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma notícia postada ontem (06/02) no site ‘Canaltech’ destacando que segundo um comunicado da NASA, a ‘Missão Comercial do Lander Peregrine’ da empresa ‘Astrobotic’, teve o seu local de pouso alterado. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Pois é amigos e amigas do BS, esta é uma missão muito aguardada e prevista para ser lançada ainda este ano, e certamente, se possível for, estaremos acompanhando o seu lançamento na companhia do nosso companheiro de aventuras, o ‘Junior Miranda’, do Canal HOMEM DO ESPAÇO. Fiquem atentos!
 
Avante 'Lander Peregrine'!
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Missão Comercial Que Vai Levar Cargas à Lua Tem Local de Pouso Alterado
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
06 de Fevereiro de 2023 às 18h23
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Astrobotic Technology

O lander Peregrine, da Astrobotic, será enviado para pousar em um novo local na Lua. Até então, o lander iria ao nosso satélite natural com destino a Lacus Mortis, mas com o sucesso da missão Artemis I, os oficiais da NASA decidiram levá-lo para perto dos Domos de Gruithuisen, uma região repleta de enigmas geológicos.
 
A mudança foi anunciada pela NASA em um comunicado. Na publicação, os oficiais da agência espacial explicam que, com o sucesso da missão Artemis I e a preparação para a Artemis II, a NASA sentiu confiança para “migrar” o pouso do Peregrine para lá, ao invés de mantê-lo em Lacus Mortis 
 
(Imagem: Reprodução/Lunar Reconnaissance Orbiter)
Domos Gruithuisen observados pela câmera da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter.
 
“As cargas úteis científicas e tecnológicas planejadas para esta missão apresentaram aos cientistas da NASA uma oportunidade importante, desencadeando a mudança do local do pouso para um ‘mare’, um antigo fluxo de lava solidificado”, explicaram. A formação em questão fica fora dos Domos de Gruithuisen, região que parece ter sido formada por magma pegajoso e rico em silicato.
 
O local representa um mistério porque, na Terra, as estruturas do tipo precisam de placas tectônicas e quantidade significativa de água para serem formadas; entretanto, os cientistas não conseguiram compreender como estes domos surgiram e evoluíram ao longo do tempo mesmo sem estes “ingredientes” essenciais na Lua.
 
Além do valor científico do novo local, a mudança ajuda também a reduzir os riscos para a carga útil principal a bordo do lander. As cargas enviadas pela NASA irão investigar aspectos específicos no local de pouso e nos arredores, mas haverá também cargas úteis de outras instituições.
 
A Astrobotic finalizou recentemente os testes de qualificação espacial do lander, e agora está aguardando retorno da United Launch Alliance (ULA), a operadora do foguete Vulcan Centaur, para enviá-lo ao veículo. O lançamento deverá acontecer no primeiro quadrimestre do ano, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral.

Comentários