Arábia Saudita e o Desafio do BS a AEB Para Que Finalmente Cumpra a Missão Para Qual Foi Criada

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos e amigas, vejam como são as coisas. No dia seguinte ao anuncio da Arábia Saudita dos nomes de seus astronautas e de seus backups que participarão da futura 'Missão AX-2' dos EUA para a ISS - Estação Espacial Internacional (divulgado no BS no dia de ontem - veja aqui), curiosamente na página oficial do 'Saudi Arabian Space Commission (SASC)' no twitter foi postada a seguinte nota:
 

É isso mesmo que vocês estão vendo amigos, poucas horas depois deste anuncio importante para as atividades espaciais sauditas, a nossa piada espacial esteve reunida de forma online com a SACS, para assim como diz a nota, discutiram áreas de cooperação no setor espacial, bem como desenvolvimentos recentes de interesse para ambos os países.
 
Entusiastas do BS, é sabido que neste momento a Arábia Saudita está em franca corrida espacial contra a sua contraparte árabe, ou seja, os Emirados Árabes Unidos (EAU), corrida esta que parece (pelo menos até agora) esta perdendo, mesmo tendo os Sauditas uma histórico maior em atividades espaciais. Portanto caros amigos e amigas, é muito natural que os Sauditas estejam neste momento prospectando novas oportunidades para parcerias internacionais com outros países que venham dar uma maior visibilidade, bem como também, obviamente, desenvolver o seu Programa Espacial.
 
É também sabido que neste momento a nossa piada espacial que no último dia 10 de fevereiro completou 29 anos de atividades (desta vez comemorados de forma pelo menos mais discreta como deve ser, já que sequer postaram qualquer nota em seu site oficial) está avaliando no âmbito do seu ProSAME (Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais) duas missões lunares muito importantes para tentar dar uma cara nova as atividades espaciais brasileiras, ou seja, me refiro a 'Missão SelenITA' do Centro Espacial ITA (CEI) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a tão aguardada 'Missão Garatéa-L' da startup Airvantis e seus parceiros.
 
Portanto amigos e amigas, se esta piada espacial quer realmente mudar a sua imagem de Agência de Fantasias e de Viagens para apadrinhados, porque não aproveitar a oportunidade se valendo deste interesse Saudita e propor, por exemplo, uma missão espacial conjunta visando o desenvolvimento de um Rover científico lunar ou marciano, criando assim um grande desafio para a Comunidade da Robótica de ambos os países? Visão, atitude, dinamismo, comprometimento, a NASA dar exemplos diários neste sentido, mas parece que mesmo chegando aos trinta anos de fundada, esse órgão pífio do governo brasileiro ainda não entendeu qual é a sua função.
 
Ontem a noite entusiastas do BS, durante a realização da nossa quinquagésima primeira edição da coluna 'Espaço Semanal' (veja aqui), enquanto falávamos sobre o anuncio dos nomes dos Astronautas Sauditas, perguntei ao Prof. Rui Botelho como andava o desenvolvimento da robótica no Brasil (ele que já esteve envolvido nesta área) e ele me disse que a nível acadêmico estava a contento. Inclusive levantou a hipótese do Brasil está preparado para um missão robótica como essa tão impactante. Foi aí que eu o provoquei, dizendo ao vivo que o Prof. Rui Botelho estaria desafiando a Comunidade de Robótica Acadêmica Brasileira a se envolver num desafio como este, kkkkkkk, mas para minha surpresa o Prof. Rui Botelho amarelou. Foi ai que, não fugindo as minhas origens, fiz então online este desafio, desafio este que, evidentemente deve ser coordenado pela nossa piada espacial, sendo caros amigos e amigas, este interesse saudita de agora, uma boa oportunidade para este órgão mostrar que realmente atua como uma Agência Espacial de verdade.
 
Brazilian Space

Comentários

  1. No dia 12/02/2023 na Página Oficial da Saudi Arabia Commission foi publicado o time oficial de Astronautas Sauditas. Logo em seguida a Startup EdTech Privado fez um Post dos Time de Astronautas, em seguida o BRAZILIAN SPACE de uma excelente matéria... Para nossa surpresa a tal (AEB) está participando de um reunião sem um pauta e sempre apresentar o motivo da reunião... Enfim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Eugênio pelo esclarecimento e pelo envio da notícia ao BS. TJM! Abs amigo.

      Excluir

Postar um comentário