NASA Anuncia Que A Sonda Flashlight Não Chegará à 'Órbita Lunar' Devido Falha em Seus Propulsores, Mas Nem Tudo Está Perdido

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo uma notícia não muito boa postada ontem (09/02) no site ‘Canaltech’ destacando que infelizmente a Sonda Lunar Flashlight, na NASA, realmente sofreu falhas em seus propulsores durante a sua jornada para Lua, mas nem tudo está perdido. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Sonda Lunar Flashlight Sofreu Falhas em Propulsores Durante Jornada à Lua
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
09 de Fevereiro de 2023 às 11h45
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

A sonda Lunar Flashlight, da NASA, não conseguirá chegar à órbita lunar em função de falhas ocorridas nos propulsores da nave. A boa notícia é que, mesmo com o ocorrido, a equipe da missão decidiu tentar direcioná-la para realizar sobrevoos pelo polo sul lunar, com o primeiro deles já programado para junho.
 
No comunicado, os oficiais relatam que, pouco após o início da jornada da nave, a equipe de operação descobriu que três dos quatro propulsores estavam com performance abaixo do esperado. Agora, a ideia é usar o propulsor que restou para levar a nave aos sobrevoos. Se tudo der certo e a Lunar Flashlight conseguir chegar ao polo sul lunar, ela poderá coletar dados de interesse científico.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)
A Lunar Flashlight iria testar um novo propelente durante sua jornada, mas sofreu falhas em seus propulsores.
 
Apesar dos problemas com os propulsores, os demais sistemas da Lunar Flashlight seguem em bom estado. Assim, a NASA e os parceiros da Georgia Institute of Technology planejam tentar levar a nave a uma órbita ampla ao redor da Terra, permitindo que ela sobrevoe o polo sul lunar uma vez por mês. As manobras devem começar nesta quinta-feira (9).
 
“As demonstrações de tecnologia são empreitadas de alto risco e grande retorno, com o objetivo de ir além das fronteiras da tecnologia espacial”, escreveram, na publicação. “As lições aprendidas com estes lançamentos vão ajudar na elaboração de missões futuras, que avancem estas tecnologias além”, finalizaram.
 
A Lunar Flashlight foi lançada em dezembro do ano passado acompanhada do lander Hakuto-R, da japonesa ispace, e do rover lunar Rashid. Um dos objetivos da Lunar Flashlight era entrar na órbita de halo quase retilíneo (NRHO), um tipo de órbita que a NASA planeja usar para a futura estação lunar Gateway. Apesar do ocorrido com esta nave, a missão CAPSTONE segue nesta órbita ao redor da Lua.

Comentários