Veículo Curiosity da NASA em Marte Detecta Nuvem de Gás Que Sugere Vida

Olá leitor!

Segue uma notícia postado ontem (22/06) no “Portal TERRA” destacando que Veículo Curiosity da NASA em Marte detecta nuvem de gás que sugere vida.

Duda Falcão

CIÊNCIA

Veículo em Marte Detecta Nuvem de Gás Que Sugere Vida

Cientistas da NASA aguardam agora novas medições na tentativa de comprovar tese

Por Redação
22 de junho de 2019 - 17h17
Atualizado às 17h34

O veículo Curiosity, da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA), descobriu uma grande quantidade de metano dispersa na atmosfera de Marte. Produzido normalmente por seres vivos, o gás pode ser uma evidência de que micróbios vivem no planeta. A descoberta, feita durante uma medição no planeta vermelho realizada na quarta-feira, 19, foi divulgada pelo jornal norte-americano The New York Times neste sábado, 22.

Foto: iStock
Rover marciano na superfície do planeta vermelho, a paisagem alienígena e o planeta Terra no céu entre as estrelas. Elementos desta imagem fornecido pela NASA.

Na Terra, organismos conhecidos como metanogênicos prosperam em lugares sem oxigênio, como rochas subterrâneas profundas e tratos digestivos de animais, e liberam metano como resíduo. No entanto, reações geotérmicas, não biológicas, também podem gerar o gás, e também é possível que ele tenha ficado retido dentro de Marte por milhões de anos, tendo escapado apenas agora, por meio de rachaduras.

Ao chegar em Marte, em 2012, o Curiosity procurou por metano e não encontrou nada. Depois, no ano seguinte, foi detectado um pico repentino, de até 7 partes por bilhão, que durou pelo menos dois meses. A medição desta semana encontrou 21 partes por bilhão de metano, ou seja, três vezes o pico registrado de 2013.

"Diante desse resultado tão surpreendente, estamos realizando um experimento de acompanhamento neste final de semana", afirmou Ashwin R. Vasavada, cientista à frente do projeto, em e-mail obtido pelo NYT. Da Terra, os controladores enviaram novas instruções ao veículo na sexta-feira. Os resultados devem retornar na segunda-feira.

Há muito se discute a possibilidade da existência de seres alienígenas em Marte. Mas até agora, missões anteriores detectaram apenas uma paisagem desolada. Atualmente, os cientistas tendem a a acreditar que se, em algum momento, a vida tenha surgido por lá, descendentes microbianos poderiam ter migrado e ainda persistirem no subsolo do planeta.


Fonte: Portal Terra - 22/06/2019 - https://www.terra.com.br

Comentários