NASA Libera Para Nove Novas Equipes as Rochas Lunares Armazenadas Há Quase 50 anos

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (27/06) no site do Sputnik News Brasil, destacando que NASA liberou para nove novas equipes as rochas lunares armazenadas há quase 50 anos.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

NASA Libera Rochas Lunares Armazenadas Há Quase 50 anos (Fotos)

Sputnik News Brasil
27/06/2019 - 05:23
Atualizado 27/06/2019 - 05:26

© AP PHOTO / MICHAEL WYKE

As rochas lunares foram obtidas durante o primeiro pouso da Apollo 11, há quase 50 anos, e só agora são disponibilizadas para análise científica.

Nove equipes escolhidas pela NASA terão a oportunidade de analisar pela primeira vez as rochas lunares que têm estado armazenadas no Centro Espacial Johnson por décadas.

Dessa forma, os cientistas poderão analisar rochas primitivas, poeira e seções transversais da superfície lunar obtidas pelos astronautas da Apollo 11, segundo o Daily Mail.

© AP PHOTO / MICHAEL WYKE
Rocha lunar de 4,4 bilhões de anos coletada pela Apollo 15.
Rocha lunar de 3,5 bilhões de anos coletada pela Apollo 15.
Rocha lunar coletada pela Apollo 16.
Rocha lunar de 3,2 bilhões de anos coletada pela Apollo 15.

Os astronautas das missões Apollo que pousaram na Lua entre 1969 e 1972 coletaram aproximadamente 382 quilos de rochas lunares, pequenas pedras, areia e poeira.
De acordo com Ryan Zeigler, curador das amostras obtidas, as melhores amostras serão retiradas dos seus invólucros e enviadas aos cientistas no próximo ano, destacando que as amostras não foram até agora expostas à atmosfera terrestre.

As amostras foram armazenadas de diferentes formas, algumas em hélio gasoso, outras através do congelamento. Agora, os pesquisadores tentam descobrir uma forma de retirá-las de seus recipientes sem que haja contaminação ou deterioração.

A ação deve ocorrer durante o aniversário dos 50 anos da missão da Apollo 11, já que a NASA pretende enviar seus astronautas à superfície lunar novamente em 2024.

Além disso, a NASA planeja criar um posto avançado na Lua, onde suas tripulações poderão permanecer por mais tempo.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Que bom leitor, grande iniciativa da NASA e tomara que o estudo dessas novas nove equipes escolhidas resulte em novas descobertas sobre o satélite natural da Terra, e que as mesmas venham a ser amplamente divulgadas para toda a humanidade.

Comentários

  1. Eu ontem numa caminhada apanhei umas pedras julgo que sejam rocha lunar pois tem aderência ao íman é não é como a nossa rocha da terra se tiverem interresse em umas fotos eu e Viu para esclarecer dúvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos!

      Duvido que sejam pedras lunares, mas podem ser meteoritos. Sugiro que procure uma Universidade em sua cidade e mostre a eles.

      Abs

      Duda Falcão
      (blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário