Delegação Brasileira Discutiu em Londres Normas Técnicas Para Desenvolvimento das Atividades Espaciais

Olá leitor!

Segue abaixo a nota oficial postada ontem (21/06) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que uma Delegação Brasileira discutiu em Londres (ING) Normas Técnicas Para Desenvolvimento das Atividades Espaciais.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Delegação Brasileira Discute Normas Técnicas Para Desenvolvimento das Atividades Espaciais

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 21/06/2019 - 19h56
Última modificação: 21/06/2019 - 20h01

O evento contou com a presença de representantes de agências espaciais, órgãos governamentais, centros de pesquisas e indústrias.

Discussões sobre padrões internacionais, boas práticas tecnológicas e necessidades do setor espacial brasileiro marcaram a participação do Brasil na Reunião Plenária da ISO TC20/SC14 – Space Systems and Operations. O fórum mundial para elaboração de Normas Internacionais para a área espacial da International Organization for Standardization (ISO), aconteceu no British Standards Institution (BSI), em Londres, na Inglaterra, no período de 10 a 14 de junho.

O Brasil foi representado por uma delegação formada por especialistas de instituições que fazem parte do Sistema Nacional de Atividades Espaciais (SINDAE), entre elas a Agência Espacial Brasileira (AEB). O grupo é vinculado ao Comitê Brasileiro de Aeronáutica e Espaço (CB-08), específico para tratar dos assuntos da área espacial na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Segundo os membros da delegação brasileira, a participação na Plenária da ISO é importante para o envolvimento do Brasil em temas da fronteira do conhecimento, boas práticas, que serão internalizados pela ABNT, além de ser uma maneira rápida de entender os motivos da criação das normas e também os futuros requisitos técnicos, assim como antecipar as necessidades mundiais do setor espacial.

O coordenador de Infraestrutura e Normalização da AEB, Eduardo Quintanilha, representou a Agência no evento. Ele destacou que a padronização dos projetos por meio da aplicação de normas técnicas é fundamental para o sucesso das atividades espaciais, além de facilitar a cooperação com outros países. A iniciativa também condiz com os regulamentos da AEB, pois todos prezam pela segurança nas operações, proteção de vidas, do meio ambiente e de propriedades.

“Ao participar de encontros como esse, a AEB ainda incentiva o cumprimento do Programa de Apoio às Atividades de Normalização e à Qualidade na Área Espacial (QUALIESPAÇO), que fixa normas técnicas para garantir a qualidade, a segurança e a adequação dos produtos espaciais, conforme previsto no PNAE ”, explicou Quintanilha.

Comitê Brasileiro

Nas reuniões paralelas que ocorreram na Plenária da ISO, os integrantes do Comitê Brasileiro tiveram a oportunidade de externar opiniões sobre as normas existentes, como por exemplo, propor possível revisão devido às mudanças tecnológicas, sugeriu a criação de novas normas ou boas práticas e participar da equipe revisora de normas em desenvolvimento nos grupos de trabalho.

O Comitê Brasileiro é estruturado em três subcomitês: Atividade Espacial, Indústria Aeronáutica e Infraestrutura Aeroportuária. O Comitê de Espaço é dividido em sete comissões de estudo, as quais buscam refletir os grupos de trabalho da ISO: engenharia de projeto e produção; interface, integração e testes; operações e apoio em solo; condições ambientais espaciais, naturais e induzidas; gerenciamento de programas espaciais e qualidade; materiais, processos e voo tripulado e orbital debris.

A delegação brasileira é formada pelos seguintes integrantes: Paulo Roberto Sakai e Jaime Penha, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); Andreia Genaro, Douglas Rodrigues, Homero de Souza e Marcio dos Santos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); 1° tenente Antônio Diniz e 1° tenente Rodrigo Silveira, do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI); Carlos Henrique Lahoz, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Eduardo Quintanilha da AEB.

Encontros

O próximo encontro para tratar do assunto está previsto para acontecer nas Reuniões de Outono (Fall Meetings), que serão realizados em novembro de 2019, em São Petersburgo na Rússia. A próxima Reunião Plenária da ISO TC20/SC14 acontecerá em maio de 2020, em Dnipro, na Ucrânia. Em 2021 está prevista para Berlim, na Alemanha, sediar o evento. Pelo rodízio, existe a possibilidade de o Brasil ser sede da Reunião Plenária, em 2022, apesar da Índia manifestar interesse em sediar o encontro. As reuniões do Comitê Brasileiro são contínuas e acontecem a cada três meses, em São José dos Campos (SP).

Agência Espacial Brasileira (AEB)

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.

Integrantes da delegação brasileira: da esquerda para a direita – Antônio Diniz, Douglas Rodrigues, Carlos Henrique Lahoz, Paulo Roberto Sakai, Eduardo Quintanilha, Rodrigo Silveira, Marcio dos Santos, Homero de Souza, Andreia Genaro e Jaime Penha.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom, bom, bom, muito bom mesmo. Marcar presença nessas discussões é importante tanto quanto necessária para dizermos ao mundo, entre outras coisas que (apesar do atraso e da fantasia), estamos ainda na luta por nosso lugar ao sol. Mas cá para nós, internamente falando, será que estamos mesmo e com a competência e a velocidade necessária?

Comentários