Comitiva do EMAER Conhece Instalações e Projetos da Akaer

Olá leitor

Veja abaixo uma interessante notícia postada ontem (14/06) no site “defesanet.com” destacando que uma comitiva do EMAER (Estado-Maior da Aeronáutica) e do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) estiveram visitando as instalações da AKAER.

Duda Falcão

COBERTURA ESPECIAL - GRIPEN NG BRAZIL - AVIAÇÃO

Comitiva do EMAER Conhece Instalações e Projetos da Akaer

Por Defesanet
14 de Junho, 2019 - 10:00 ( Brasília )


Uma comitiva composta por 14 autoridades do EMAER (Estado-Maior da Aeronáutica) e do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) visitou o complexo industrial da Akaer, em São José dos Campos (SP), na manhã desta quarta-feira, dia 12 de junho.

Entre as autoridades presentes, destaque para o Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, e o Diretor Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar.

A comitiva visitou as instalações da Akaer, da Troya e conheceu o trabalho realizado pelas empresas, tanto nos programas estratégicos de defesa como o KC-390 e o Gripen, como projetos que têm contribuído para o destaque da empresa em outros segmentos, como o projeto de pesquisa e desenvolvimento InovAkaer.

Alguns destes projetos como a câmera para nanosatélites E3UCAM e a báscula para mineração Slim 22/250 foram responsáveis pela vitória da Akaer no Prêmio Nacional de Inovação na categoria Inovação em Produto.

A comitiva também pode conhecer a estrutura do complexo fabril preparada para receber as asas para a revitalização das aeronaves P-3AM, da FAB (Força Aérea Brasileira).


Fundada em 1992, a holding Akaer é considerada um dos grupos empresariais mais importantes do país, composta pelas seguintes empresas: Akaer Engenharia; Troya, dedicada ao projeto, desenvolvimento e fabricação de ferramental, plataformas e automação; Akros, o braço industrial dedicado a integrar a industrialização e manufatura de produtos de alta tecnologia; Equatorial, responsável pelo desenvolvimento, projeto e integração de sistemas espaciais e carga útil para satélites; e Opto Space & Defense, voltada para o desenvolvimento de projeto e integração de tecnologias e produtos optrônicos.

O grupo conta com uma estrutura de 18.000 m2 de área construída, seis prédios e capacidade para cerca de dois mil funcionários, capaz de absorver uma industrialização avançada com foco na alta tecnologia.

A Akaer também conta com a sede da Opto S&D, em São Carlos (SP). Uma infraestrutura moderna que a permite atuar em todo o ciclo de desenvolvimento, qualificação e fabricação de optrônicos para espaço e defesa.

A empresa é uma desenvolvedora de produtos e uma integradora de primeiro nível para os setores aeronáutico, espacial e de defesa tanto no Brasil quanto no exterior. Devido à expertise nessas áreas, o Grupo Akaer atende os grandes players mundiais do setor como Embraer, Boeing e Airbus e participa de projetos estratégicos para o Brasil como o cargueiro KC-390, da Embraer, o caça Gripen NG da Saab, e as câmeras MUX e WFI para os satélites do programa CBERS.


Fonte: Site do defesanet.com - http://www.defesanet.com.br

Comentário:  Pois é leitor, a AKAER vem se destacando no setor de Defesa e Espaço, mas espero que apresentando tecnologias realmente a preços competitivos e não atuando como uma sangria as cofres públicos como acontece com outras empresas por aí, e que os recursos publicados cedidos a mesma para o seu desenvolvimento tecnológico não sejam perdidos com uma possível venda da empresa no futuro a grupos estrangeiros., afinal exemplos não faltam.

Comentários