NASA Tira FOTO Sensacional de Vórtice 'Intensamente Escuro' em Júpiter

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada dia (07/06) no site do Sputnik News Brasil destacando que a NASA tirou foto sensacional de ‘Vórtice Intensamente Escuro' em Júpiter.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

NASA Tira FOTO Sensacional de Vórtice 'Intensamente Escuro' em Júpiter

Sputnik News Brasil
07/06/2019 - 09:35

© AP Photo / NASA via AP

Durante a 20ª passagem por Júpiter, a sonda Juno da agência espacial americana registrou esse incrível fenômeno.

Apesar de parecer com uma pintura ao estilo Van Gogh, a incrível imagem mostra de fato o gigante gasoso com um vórtice "intensamente escuro" rodando sobre sua superfície, escreve o Mirror.

A fotografia foi tirada no dia 29 de maio, quando Juno fazia seu 20º voo sobre o maior planeta do Sistema Solar - a aproximadamente 15 mil km de distância das nuvens de Júpiter.

"A nave espacial Juno da NASA captou essa visão de uma área da corrente de jato Jovian, mostrando um vórtice com um centro intensamente escuro", explicou a agência.

© NASA. NASA/JPL-CALTECH/SWRI/MSSS/GERALD EICHSTADT/SEAN DORAN
Sonda espacial Juno da NASA captura vórtice intensamente escuro em Júpiter.

Os cientistas Gerald Eichstadt e Seán Doran criaram a imagem usando dados do gerador de imagens JunoCam e a chamaram de "Abismo de Júpiter".

Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Sensacional, espetacular. Pois é leitor, a toda hora essa fantástica agencia espacial americana apresenta resultados concretos, confirmando assim o acerto do seu governo quando a criou no final dos anos 50. Quiçá a nossa agência espacial fosse assim. Pois então, apesar de reconhecermos o esforço que está sendo feito pelo Governo Bolsonaro, discordo de alguns pontos, e o que me incomoda mais no momento é o caminho adotado e a velocidade como o mesmo estar sendo conduzido. Afinal a Agência precisa de respaldo politico como a NASA tem nos EUA, e para tanto precisa sair do braço do MCTIC e se tornar um órgão independente, este só ligado a Presidência de República, como uma espécie de ministério. Assim sendo o PEB tem de ser transformado em programa de estado, como foi feito na Argentina. Infelizmente para o país está se demorando muito para tomar decisões e o caminho que parece está sendo adotado esta longe de ser o ideal e definitivo. Uma vez mais não se dá ouvidos a Comunidade Espacial (lembram da Carta de Foz do Iguaçu?). Ou se faz com coragem, dedicação, competência e seriedade o que tem de ser feito, ou o resultado nos já conhecemos. Porém dessa vez leitor com um detalhe, se erramos neste momento de novo estaremos fadados a batermos continência as nações que dominarem o ciclo completo de acesso ao espaço. Enfim...

Comentários