IEAv Ministra Palestra Com Tradução Simultânea em Libras em Evento Científico e Faz Chegar Conhecimento Especializado a Todos os Públicos

Olá leitor!

Segue uma nota postada recentemente no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que o instituto ministro palestra com tradução simultânea em libras em evento científico, fazendo chegar conhecimento especializado a todos os públicos.

Duda Falcão

IEAv Ministra Palestra Com Tradução Simultânea em Libras em Evento Científico e Faz Chegar Conhecimento Especializado a Todos os Públicos

IEAv - Instituto de Estudos Avançados


O evento “Science Days” é inspirado no “Dia do Espaço”, da Flórida, importante evento que visa a abrir oportunidades para a educação e a sensibilização sobre a importância da Ciência e Tecnologia, Indústria Aeroespacial e seu impacto na economia, buscando, ainda, fomentar o empreendedorismo e destacar startups entre jovens universitários.

Este ano, a fim de estimular iniciativas em ciência e tecnologia na região, tal evento teve a sua 3a edição na cidade de São José dos Campos-SP, no Parque da Cidade, contando com a participação de aproximadamente 12 mil pessoas, todas interessadas em conhecer avanços científicos e tecnológicos, experimentos em física, química e outros ramos da ciência, além de se divertir com várias atividades lúdicas que uniram aprendizado e lazer.

Dentre as várias atividades simultâneas do evento, algumas palestras abertas ao público puderam passar um pouco do que diferentes Instituições agregam para o nosso país na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em especial, o IEAv se mostrou presente, sendo representado pelo Diretor, Cel Av Lester.

Focado não só na disseminação do conhecimento e na imagem institucional, o IEAv inovou mais uma vez, na medida em que levou para o evento uma tradutora de Libras, destacando e enaltecendo a inclusão social, tão necessária e importante para a multiplicação do conhecimento por toda a sociedade.

A Sra Rosy, tradutora experiente e dedicada de libras, se preparou por diversos dias para a apresentação, afinal não é nada trivial apresentar a um público tão curioso e carente de informações termos específicos e na fronteira do conhecimento, como se mostram aquelas tecnologias disruptivas do IEAv.

Dentre as diversas pessoas que presenciaram a palestra, estava um seleto grupo de pessoas especiais, deficientes auditivos, que tiveram, pela primeira vez, contato com esse tipo de conhecimento e que se mostraram altamente motivados e curiosos, realizando perguntas ao final da apresentação e interagindo com o palestrante.

Para o Diretor do IEAv, Cel Av Lester, “este evento se mostrou como um grande divisor de águas, na medida em que foi uma rara oportunidade de deficientes auditivos terem contato com o que existe de mais moderno em termos de tecnologia, podendo interagir e conhecer grandes potenciais de nosso país, bem como a forma com que eles impactam a economia, sociedade e políticas mundiais. É a ciência e tecnologia fazendo a diferença no mundo e, mais do que nunca, acessível a públicos até então excluídos desse tipo de conhecimento.”



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo e o Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza uma vez mais o Cel. Av. Lester por esta iniciativa, e espera que o mesmo possa em algum momento vir a Bahia realizar uma palestra sobre as atividades científicas e tecnológicas em curso neste instituto de vanguarda brasileiro.

Comentários