Brasil Assina Acordo Com Centro de Estudos Espaciais da França

Olá leitor!

Segue abaixo a nota postada ontem (17/06) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), destacando que o Brasil assinou acordo com Centro de Estudos Espaciais da França.

Duda Falcão

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Brasil Assina Acordo Com Centro de Estudos Espaciais da França

Declaração conjunta, firmada durante visita do ministro Marcos Pontes à França, prevê a cooperação entre os dois países no setor aeroespacial

Por ASCOM
Publicado 17/06/2019 - 13h36.
Última modificação 17/06/2019 - 15h09

Ministro Marcos Pontes e o presidente da AEB, Carlos Moura, durante assinatura da Declaração Conjunta de Interesse entre Brasil e França.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) assinaram nesta segunda-feira (17) uma declaração conjunta de interesse com o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França. A iniciativa faz parte da visita oficial do ministro Marcos Pontes ao país.

O objetivo da parceria é estreitar os laços entre os dois países em assuntos aeroespaciais e prevê a cooperação para o intercâmbio de projetos em conjunto, inclusive iniciativas para o Centro Espacial de Alcântara no Maranhão, se o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com os Estados Unidos for aprovado no Congresso Nacional.

A ideia do ministério é firmar tratados semelhantes com outros países. Dentro da programação da visita oficial, o ministro Marcos Pontes participou da abertura da Feira Internacional Paris Air Show, onde se encontrou com o presidente francês Emmanuel Macron.


CNES

Fundado em 1961, o Centro Nacional de Estudos Espaciais (Centre National d'Études Spatiales - CNES) é o órgão do governo responsável pela formulação e implementação da política espacial da França. Sua tarefa é criar os sistemas espaciais do futuro, levar as tecnologias espaciais à maturidade e garantir o acesso independente da França ao espaço. O CNES é um participante fundamental no programa espacial da Europa, fonte de iniciativas e propostas que visam manter a competitividade do país e do continente.

O CNES concebe e executa programas espaciais com parceiros na comunidade científica e na indústria e está envolvido em muitos programas de cooperação internacional.

A força de trabalho de mais de 2.400 funcionários da agência conta com cerca de 1.800 engenheiros e executivos, dos quais 35% são mulheres. Por meio de sua capacidade de inovar e de sua visão voltada para o futuro, o CNES ajuda a promover novas tecnologias concentrando-se em: espaço, ciências, observação, telecomunicações e defesa.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)

Comentário: Boa notícia ministro, cooperação sem ideologia política (desde que seja útil e verdadeiramente benéfico ao país), e ficarei na torcida para que realmente este acordo venha resultar em projetos conjuntos significativos para o Programa Espacial Brasileiro (PEB). Uma vez mais parabéns ao Ministro Marcos Pontes e por tabela ao presidente da AEB, o Sr. Carlos Moura.

Comentários