INPE Rastreará Dados de Satélites Lançados Pela SpaceX

Caro leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (26/06) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto irá rastrear dados dos seis Satélites da Missão  COSMIC-2 recentemente lançados pela SpaceX.

Duda Falcão

NOTÍCIA

INPE Rastreará Dados de Satélites Lançados Pela SpaceX

Por INPE
Publicado: Jun 26, 2019

São José dos Campos-SP, 26 de junho de 2019

Dos 24 satélites lançados simultaneamente pelo foguete Falcon Heavy da SpaceX, nesta terça-feira (25/06), seis pertencem à missão COSMIC-2 e terão seus dados rastreados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), por meio de parceria firmada com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).

A COSMIC-2 é uma constelação de satélites para coleta de informações destinadas à meteorologia, estudos da ionosfera e clima espacial.

Para receber as informações da COSMIC-2, o INPE instalou uma antena em sua estação de recepção e controle de satélites localizada em Cuiabá (MT). "Essa antena faz parte de um conjunto para garantir que os dados sejam disponibilizados em tempo quase real", explica o pesquisador Joaquim Costa, que gerencia o Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace) do INPE.

"Desde 2011, o EMBRACE se juntou ao projeto de renovação da missão COSMIC para viabilizar esta nova constelação de seis satélites em órbita inclinada, numa primeira fase, que será complementada por outros seis em órbita polar, no futuro", diz Costa. "Junto com outros institutos internacionais, nossa parceria propiciou uma redefinição do tempo de latência dos dados em tempo quase real de 45 minutos para 30 minutos". 

Os novos satélites permitirão ampliar as observações do EMBRACE e, também, melhorar a coleta de dados atmosféricos importantes para as atividades do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE.





Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários