Helicóptero da NASA Que Irá a Marte Está em Fase Final de Testes

Olá leitor!

Segue uma notícia postado ontem (16/06) no “Portal TERRA” destacando que o Helicóptero da NASA que irá ao Planeta Marte já está em fase final de testes.

Duda Falcão

TECNOLOGIA

Helicóptero da NASA Que Irá a Marte Está em Fase Final de Testes

Avaliações feitas até agora se mostraram muito promissoras para o helicóptero que será pilotado remotamente

Por Portal Terra
Fonte: NASA
16 de jun de 2019 - 12h11

O Mars Helicopter Scout, drone que será pilotado remotamente em Marte, está em fase final de preparação para a missão espacial marcada para 2020. A equipe responsável pelo projeto tem se mostrado muito otimista, e a expectativa é de que tudo esteja acertado até o fim deste ano.

Em janeiro, os engenheiros e pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA testaram o funcionamento do MHS em uma câmara atmosférica integrada a um sistema de gravidade. De acordo com a equipe da JPL, esse teste era um dos mais aguardados, pois desde que o projeto teve início não havia nenhuma certeza sobre as possibilidades.

Após os resultados positivos, o equipamento passou por diversos outros exames, como de engenharia e segurança, para avaliar se a sonda espacial seria capaz de segurá-lo e se ele resistiria ileso às vibrações do lançamento e da aterrissagem.

Foto: TecMundo

No mês passado, o Mars Helicopter recebeu a instalação de um painel solar e passou por mais testes nos rotores. De acordo com a JPL, a previsão é de que as avaliações sejam finalizadas durante o verão (norte). Se tudo correr bem até lá, o próximo passo será levá-lo para High Bay 1 e integrá-lo ao rover Mars 2020, que já está pronto. Quando isso acontecer, ele somente se separarão ao chegar em Marte.

Previsto para 2020

A previsão é de que o Mars Helicopter e o Mars 2020 sejam lançados em julho do próximo ano, a partir de Cabo Canaveral, na Flórida, em um foguete Atlas Launch. A chegada ao Planeta Vermelho deverá ocorrer em 18 de fevereiro de 2021, quando aterrissará na cratera de Jezero, que será o foco principal dos estudos da missão.

De acordo com a NASA, o helicóptero não contará com nenhum tipo de instrumento científico, além de uma câmera especial. Segundo a Agência Espacial Americana, o principal objetivo desse projeto é provar que é possível pilotar um drone remotamente em outro planeta.

A NASA está um tanto humilde em relação ao projeto, uma vez que o considera apenas como um demonstrador tecnológico, mas salienta que pode ser um caminho para encontrar melhorias em futuras missões.


Fonte: Portal Terra - 16/06/2019 - https://www.terra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial