Será Que Este Inverno é Ultimo? Asteroide Com Tamanho de Campo de Futebol se Aproxima da Terra


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada dia (08/06) no site do Sputnik News Brasil destacando que Asteroide com tamanho de campo de futebol se aproxima da Terra.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Será Que Este Inverno é Ultimo? Asteroide Com Tamanho de Campo de Futebol se Aproxima da Terra

Sputnik News Brasil
08/06/2019 - 07:26

© AP Photo / NASA

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou a lista dos asteroides que representam maior perigo para o nosso planeta e o 2006 QV89, que avança em direção da Terra, ocupa o quarto lugar.

Segundo informa a ESA, a aproximação do asteroide 2006 QV89 da Terra deverá ocorrer aproximadamente no dia 9 deste setembro, mas os cientistas afirmam que a probabilidade de colisão é de cerca de um por 7.000. Os cientistas ainda não conseguiram definir o tamanho do asteroide, mas se estima ter cerca de 40 metros.

Um gráfico de órbitas do 2006 QV89 e da Terra, feito pela NASA, surgiu no Twitter.



Este asteroide foi descoberto em agosto de 2006, quando estava à distância de três bilhões de quilômetros da Terra, mas desta vez a distância entre os dois objetos será de cerca de 7 milhões de quilômetros, enquanto a distância da Terra à Lua é de cerca de 384 mil quilômetros.

Casos de colisão de asteroides com a Terra são raros, mas é conhecido o incidente do ano 1908, o Evento de Tunguska, quando a queda de um meteorito na Rússia provocou uma grande explosão e destruiu 2.000 quilômetros quadrados de floresta. No ano de 2013, um asteroide se destruiu entrando na atmosfera da Terra e os estilhaços do meteorito que caíram provocaram cerca de 2 mil feridos e causaram vários danos na região russa de Chelyabinsk.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Pois é leitor, a ESA é uma outra Agencia Espacial, esta conjunta dos países europeus que, sob a liderança do DLR (Alemanha), CNES (França) e a ASI (Itália), vem fazendo a diferença e investindo pesado no desenvolvimento espacial. Eles ainda não dispõem de uma espaçonave espacial tripulada capaz de chegar a órbita da terra ou ir além dela, é verdade, mas já fizeram até um módulo laboratorial para a Estacão Espacial Internacional (ISS) e uma nave cargueira com capacidade de acoplagem na ISS, fora é claro as naves robóticas exploratórias que estão pelo espaço afora. Os países hoje integrantes da ESA, aí incluindo Portugal, sabem o que querem e buscam com dedicação e competência objetivos cada vez mais fantásticos, e creio eu, uma nave europeia interplanetária tripulada deva já ser um desses objetivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes