Coordenador do CPTEC/INPE é Condecorado Pela Marinha


Caro leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (07/06) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que Coordenador do CPTEC/INPE foi condecorado pela Marinha.

Duda Falcão

NOTÍCIA

Coordenador do CPTEC/INPE é Condecorado Pela Marinha

Por INPE
Publicado: Jun 07, 2019

São José dos Campos-SP, 07 de junho de 2019

O Conselho da Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil anunciou que admitirá no grau de Comendador o cientista Antonio Divino Moura, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ele coordena o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e é o primeiro no Brasil a receber o Prêmio IMO, a maior distinção científica concedida pela Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês), das Nações Unidas.

A nova condecoração acontecerá em 11 de junho, durante a cerimônia comemorativa ao Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha, em São Paulo.

Divino Moura tem atuado no fortalecimento da parceria com a Marinha para melhorar as previsões de tempo e clima e o monitoramento das condições ambientais da costa brasileira.

O INPE e a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha assinaram recentemente um convênio para intercâmbio científico e tecnológico. O acordo permite que o CPTEC receba as informações do Banco Nacional de Dados Oceanográficos da Marinha do Brasil, como observações de navios e boias. A parceria inclui a cooperação em modelagem oceanográfica e de ondas, com a possibilidade de compartilhamento de produtos numéricos de previsões ambientais, temperatura da superfície do mar, corrente e salinidade.

O convênio reforça o compromisso entre o INPE e a Marinha para o monitoramento conjunto, por satélite, de sistemas meteorológicos como frentes e ciclones subtropicais, sobre a mesma área de interesse, a América do Sul e o Oceano Atlântico adjacente.

Antonio Divino Moura é coordenador do CPTEC/INPE.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários