Sonda Japonesa Capta FOTO de Sua Própria Sombra a Poucos Metros da Superfície do Asteroide Ryugu

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada dia (08/06) no site do Sputnik News Brasil destacando que Sonda espacial japonesa capta foto de sua própria sombra a poucos metros da superfície do Asteroide Ryugu.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sonda Japonesa Capta FOTO de Sua Própria Sombra a Poucos Metros da Superfície do Asteroide Ryugu

Sputnik News Brasil
08/06/2019 - 07:26

© AP Photo / Isas/JAXA

A sonda espacial japonesa Hayabusa 2 se aproximou em 30 de maio a nove metros do asteroide Ryugu, por ela observado, e lançou com êxito um "marcador" de objetivo.

Com isso se deu início à operação de recolha de amostras na zona do corpo celeste em que assentou uma grande parte dos escombros produzidos em 5 de abril pelo lançamento de uma carga explosiva.

Uma foto, em que dá para ver a sombra detalhada do aparelho na superfície de Ryugu, foi publicada pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA, por suas siglas em inglês) em sua conta no Twitter.


Em 30 de maio, a separação do marcador de objetivo durante a [missão] PPTD-TM1A foi capturada no último momento pela pequena câmera de monitoramento, a CAM-H! A imagem foi captada em 30 de maio, às 11h18 (horário de bordo), a uma altitude de cerca de 9 metros. A CAM-H foi construída com doações de todos vocês e é um grande sucesso! Agradecemos!

Uma segunda pequena sombra, por baixo da silhueta do dispositivo, corresponde ao "marcador", explicou a JAXA em seu tweet posterior.

A primeira tentativa de recolher amostras do asteroide fracassou em meados de maio.

Não é a primeira vez que a sonda interage com o asteroide. Em fevereiro, a sonda disparou uma bala contra a superfície do asteroide para provocar uma separação de fragmentos de rochas, que recolheu posteriormente em um contêiner especial.

A sonda Hayabusa 2 foi lançada em 2014 com a missão de recolher amostras do asteroide Ryugu e as levar para a Terra. O objetivo final da missão do aparelho é desvendar alguns dos mistérios da evolução do Sistema Solar e a matéria em que a vida é baseada. Prevê-se que a sonda regresse em 2020.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Pois é leitor, a JAXA é uma outra Agencia Espacial (esta fora do eixo América/Europa) que vem também fazendo a diferença e justificando o investimento feito pelo povo japonês em seu programa espacial. É claro que da mesma forma que os europeus, lhe faltam ainda uma espaçonave tripulada, mas da mesma forma que os europeus, os japoneses já fizeram também um módulo laboratorial que se encontra atualmente acoplando à Estação Espacial Internacional (ISS), entre outros equipamentos que auxiliam nas atividades da estação, e já trabalham inclusive em veículos tripulados para serem usados na superfície da Lua. Estão apostando alto no futuro de sua sociedade e deverão certamente estar entre os povos que terão voz ativa nas futuras questões planetárias.

Comentários