Cubesat SPORT Recebe Visita de Presidente da AEB

Olá leitor!

A Divisão de Comunicação Social do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) postou hoje (12/06) no site oficial do instituto, uma nota informando que o Presidente da AEB, o Sr. Carlos Moura, esteve dia 07 último no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE visitando a equipe que cuida do desenvolvimento do Cubesat SPORT (Scintillation Prediction Observations Research Task), projeto este em parceria com os EUA.

Duda Falcão

Notícias

Cubesat SPORT Recebe Visita de Presidente da AEB

Divisão de Comunicação Social
Publicado em 12 de junho de 2019


Durante o período de 6 de maio a 14 de junho, a plataforma CubeSat do projeto SPORT (Scintillation Prediction Observations Research Task) passa por testes funcionais no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. O objetivo é de validar o desenvolvimento e a integração dos sistemas, tanto da plataforma quanto das cargas úteis.

Estes testes, são conhecidos pela comunidade CubeSat, como FlatSat e trata-se de uma série de testes tanto de integração das estruturas e eletrônicas, quanto do próprio funcionamento dos sistemas integrados, incluindo as cargas úteis. Para tal, está sendo utilizado o Laboratório de Integração e Testes (LIT), do INPE.

Representantes da Universidade de Utah e da Agência Nacional de Administração Espacial (NASA), também estão em São José dos Campos na realização dessas atividades. Posteriormente, haverá um encontro com a NASA para validar esses resultados e, aprovando, o projeto passa para próxima etapa.

Na sexta-feira, 7 de junho, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura, visitou o LIT para conhecer pessoalmente o projeto, que ele próprio assinou o Memorando de Entendimento para desenvolvimento desse projeto com a NASA, em março desse ano. Segundo o presidente da AEB, o SPORT demonstra como estamos aderentes as modernas demandas do mundo, oferecendo cooperação internacional, soluções de baixo custo e alta qualidade na engenharia. “O SPORT é um modelo de que nossos estudos científicos, no setor espacial, são correlatos as necessidades da sociedade brasileira, já que pesquisa um assunto que afeta, por exemplo, a agricultura de precisão e cidades inteligentes”, completa.

Projeto SPORT

O SPORT é um cubesat em formato 6U, com a mesma dimensão do ITASAT, mas muito mais complexo. O projeto visa pesquisar a camada ionosférica, que é extremamente importante para a transmissão de ondas de rádio e para a precisão do sinal de GPS, por exemplo. O que ocorre é que a camada ionosférica é susceptível à formação de bolhas de plasma e cintilações, principalmente nas regiões próximas ao equador magnético, e estes fenômenos causam distúrbios diversos. A situação pode ser agravada pela ocorrência de tempestades solares que lançam grandes quantidade de radiação ionizante em direção à Terra.

Participam do projeto pelo ITA uma equipe de 20 pessoas, além do time do ITA, do Inpe, das Universidades Estadual de Utah, Universidade do Texas em Dallas e Universidade do Alabama em Huntsville. Há também uma carga útil da empresa Aerospace e outra da NASA Goddard. O lançamento do cubeSat SPORT está previsto para 2020, da Estação Espacial Internacional (ISS).


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Comentário: Bom, bom, bom, muito bom mesmo, e o Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o Sr. Carlos Moura pela iniciativa. É isso aí presidente Moura, correndo atrás, estimulando e cobrando por resultados. Bem diferente do exemplo dado pelo presidente anterior, aquele que só levantava a sua poupança de sua confortável poltrona em Brasília para viagens ao exterior, ou para articular as suas coelhadas que, repito, precisam ser investigadas. Quiçá o senhor continue com esta atitude, e a Agencia possa dar exemplo apresentando resultados concretos para Sociedade Brasileira.

Comentários