Rede MapBiomas Homenageia Monitoramento Por Satélites do INPE

Caro leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (10/06) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que a Rede MapBiomas homenageou monitoramento por Satélites do INPE.

Duda Falcão

NOTÍCIA

Rede MapBiomas Homenageia Monitoramento Por Satélites do INPE

Por INPE
Publicado: Jun 10, 2019

São José dos Campos-SP, 10 de junho de 2019

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foi homenageado no lançamento do MapBiomas Alerta, projeto feito em parceria com instituições que produzem ou utilizam dados sobre desmatamento no Brasil. O diretor do INPE Ricardo Galvão participou da mesa de abertura do evento que aconteceu na sexta-feira (07/06) no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

"A homenagem foi prestada em reconhecimento ao pioneirismo no uso do sensoriamento remoto para mapeamento da cobertura florestal da Amazônia, realizado pelo Instituto há mais de 30 anos. Atualmente também monitoramos o Cerrado e estamos expandindo para os outros biomas brasileiros", informa Lubia Vinhas, coordenadora de Observação da Terra do INPE.

A partir dos alertas de desmatamento gerados pelo projeto DETER do INPE, entre outras informações, o MapBiomas Alerta valida e refina os dados com imagens diárias de alta resolução, para gerar laudos customizados a diferentes órgãos públicos, como Ibama, Ministério Público, Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e TCU.

"Fico muito satisfeito com essa ação que agrega valor aos dados produzidos pelo DETER", ressaltou o diretor do INPE ao receber a placa de homenagem das mãos de Tasso Azevedo, coordenador técnico da rede MapBiomas.

Na mesma ocasião foi entregue uma carta assinada por representantes de toda a rede MapBiomas. Também participaram do evento o coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e Outros Biomas, Claudio Almeida; a coordenadora da Pós-Graduação em Sensoriamento do INPE, Ieda Sanches; e a pesquisadora Leila Fonseca.

Equipe do INPE recebe a homenagem.
Placa da homenagem do MapBiomas ao INPE.
Lubia Vinhas, Ricardo Galvão, Claudio Almeida, Tasso Azevedo, Ieda Sanches e Leila Fonseca.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários