Maior Colisão Entre 2 Galáxias Desde Big Bang Poderia Esclarecer Formação do Universo

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (26/06) no site do Sputnik News Brasil, destacando que segundo uma equipe de astrônomos internacional a maior colisão entre 2 galáxias desde Big Bang poderá esclarecer formação do Universo.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Maior Colisão Entre 2 Galáxias Desde Big Bang Poderia Esclarecer Formação do Universo

Sputnik News Brasil
26/06/2019 - 06:35

© Foto: NASA, William C. Keel (Universidade do Alabama, Tuscaloosa)

Pela primeira vez, uma equipe de astrônomos observou como dois gigantes aglomerados de galáxias estão prestes a colidir.

Com isso, os especialistas esperam encontrar as peças que faltam para completar o "quebra-cabeça" para a compreensão da formação do Universo, já que essa colisão poderia ser a maior desde o Big Bang.

"Como a colisão leva mais de uma vida, capturar o momento em que elas se colidem pela primeira vez, provou ser confuso", declara o Centro Internacional de Pesquisa em Radioastronomia, conforme o portal Phys.org.

Quando as galáxias colidirem completamente, elas criação um cinturão quente de gás que é 100 milhões de graus mais quentes do que o Sol. Contudo, vale destacar que as colisões de aglomerados de galáxias podem levar bilhões de anos.

De acordo com os astrônomos, esse será o "primeiro beijo" entre as duas galáxias, conhecidas como 1E 2216.0-0401 e 1E 2215.7-0404, conforme estudo publicado pela Nature Astronomy.

© NASA. BRUCE WADDINGTON
Imagem da NASA mostra duas poderosas galáxias espirais se separando.

A equipe liderada por Liyi Gu, do Instituto Nacional Riken de Ciências no Japão, anunciou a descoberta envolvendo os dois grandes aglomerados, permitindo aos astrônomos testar suas simulações computadorizadas, mostrando que, nos primeiros momentos, uma onda de choque é criada entre os aglomerados e viaja perpendicularmente ao eixo de colisão.

"Estes aglomerados mostram a primeira clara evidência para este tipo de choque de fusão", afirmou Liyi Gu.

A partir de agora, a equipe, liderada por Liyi Gu, planeja obter outras fotos do processo de colisão, para construir um modelo capaz de descrever completamente a evolução das colisões entre aglomerados de galáxias.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com/

Comentários