Ajude a Batizar Um Exoplaneta

Olá leitor!

Segue abaixo uma noticia postada dia (07/06) no site “Inovação Tecnológica” tendo como destaque um concurso internacional da “União Astronômica Internacional (IAU)” que visa dar nome aos exoplanetas, como são chamados os planetas que orbitam outras estrelas além do Sistema Solar. Participem!

Duda Falcão

PLANTÃO

Ajude a Batizar Um Exoplaneta

Com informações da Agência Fapesp 
07/06/2019

[Imagem: IAU/Divulgação]
No concurso lançado pela União Astronômica Internacional, o Brasil ficou responsável por escolher nomes para a estrela HD 23079 e para o planeta que a orbita.

Batizar Exoplaneta

A União Astronômica Internacional (IAU) anunciou um concurso para dar nome aos exoplanetas, como são chamados os planetas que orbitam outras estrelas além do Sistema Solar.

O Brasil será o responsável por escolher um nome para a estrela HD 23079 e também para o planeta que a orbita.

Todos os brasileiros podem participar do concurso, sugerindo nomes que serão submetidos a votação popular. Escolas, clubes de astronomia, associações ou indivíduos podem concorrer, sejam astrônomos ou não

Segundo as regras, os pares de nomes devem estar ligados à cultura indígena no território brasileiro, à cultura afrobrasileira ou à literatura brasileira, de forma a garantir que o resultado final represente o país.

Estrela e Planeta com Nomes Brasileiros

A estrela HD 23079 fica a 109 anos-luz de distância, na constelação do Retículo e, embora não seja visível a olho nu, pode ser observada com um binóculo ou telescópio pequeno a partir do hemisfério Sul.

Trata-se de uma estrela quase igual ao Sol, apenas um pouco maior, mas com idade semelhante, cerca de 5 bilhões de anos.

O planeta, por outro lado, é um enorme gigante gasoso, com o dobro da massa de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Ele completa uma volta ao redor da HD 23079 a cada dois anos terrestres e foi descoberto em 2001 por meio do sutil movimento da estrela causado pela atração gravitacional do planeta.

Nomeie Exomundos

A comissão organizadora receberá sugestões de pares de nomes para o sistema formado por estrela-planeta até 31 de agosto de 2019.

A comissão fará uma escolha prévia entre todos os pares de nomes sugeridos, de modo a selecionar até 15 pares considerados de maior representatividade. A escolha será feita por votação interna entre os membros da comissão organizadora. Uma lista final de três pares de nomes, ranqueados por votação, será apresentada à IAU em dezembro.

Para submeter as sugestões e conhecer as regras do concurso basta acessar o site NomeieExoMundos, no endereço https://nocbrasil2018.wixsite.com/nomeieexomundos.



Fonte: Site Inovação Tecnológica - http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Comentários