SpaceBR Show: FAB Participa da Maior Feira de Tecnologia Espacial da América Latina

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota oficial postada ontem (09/05) no sita da Força Aérea Brasileira (FAB) tendo como destaque a participação da FAB no SPACEBR SHOW que estará ocorrendo no Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP), até o dia 11 de maio.
 
Bom entusiastas do BS, notem que em momento algum nesta nota o outrora líder das atividades espaciais na área de foguetes no país, o atualmente sucateado Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) é citado, o que pode significar uma contínua fritura para posterior desmonte deste histórico instituto brasileiro das atividades espaciais do DCTA.
 
Outra coisa que gostaria de citar está destacada em amarelo na nota abaixo. Não sei se a autora do texto fez uso de entorpecentes ou foi obrigada a escrever essa pérola, mas a verdade é que, apesar do CLA ter sido criado em 1983 (40 anos), o mesmo está ainda a ‘anos luz’ de se tornar uma referencia mundial em lançamentos de foguetes.
 
Falam-se atualmente muito em Fake News amigos e amigas do BS (estamos tendo um embate neste momento sobre isso no Congresso) e mesmo assim uma nota oficial da própria FAB tenta passar para a Sociedade Brasileira menos entendida nesta questão, essa informação totalmente inverídica, mas que não surpreende, já que não é de agora que a FAB entre outros órgãos do governo, vem perdendo credibilidade pelas suas ações ou pela falta delas. Decepcionante!
 
Brazilian Space
 
SPACEBR SHOW 2023
 
FAB Participa da Maior Feira de Tecnologia Espacial da América Latina
 
Feira tem como objetivo impulsionar negócios no setor espacial latino-americano
 
Por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea
Fonte: Agência Força Aérea
Publicada em: 09/05/2023 - 18:38
 
Fotos: Müller Marin/ CECOMSAER

Nesta terça-feira começou mais uma edição da SpaceBR Show 2023, uma das maiores feiras de tecnologia espacial do Brasil, que ocorre até o dia 11 de maio, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP). Em sua terceira edição, e com mais de 5 mil participantes, a SpaceBR Show 2023 visa apresentar o potencial de novos negócios gerados pela exploração espacial para a comunidade latino-americana. 
 
Como expositor convidado, a Força Aérea Brasileira (FAB) apresenta um de seus principais projetos estratégicos, aqueles voltados para a área aeroespacial, como os vetores VSB-30, VS-30, VS-40 e o VS-50. Além disso, por meio de uma maquete, os visitantes podem conhecer como funciona o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e, assim, saber sobre as especificidades deste, que é referência mundial em lançamentos de foguetes.
 

Responsável por apresentar os projetos da FAB para os visitantes e representando o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o Capitão Carlos Eduardo De Sá Amaral Oliveira ressaltou que a participação da FAB em eventos dessa natureza é uma oportunidade de mostrar para a sociedade todo o investimento que é feito nas questões relacionadas à ciência e a tecnologia, bem como em educação e capacitação de recursos humanos para o setor espacial e aeronáutico. 
 
Dessa forma, o Capitão Carlos Amaral destacou a exposição das maquetes dos satélites ITASAT-1 e SPORT - que atualmente estão em órbita, tendo sido lançados no final de 2018 e 2022, respectivamente -, bem como do ITASAT – 2, que é o próximo satélite a ser lançado, estando, atualmente, em fase de desenvolvimento laboratorial. “Esses satélites têm como função também a capacitação de recursos humanos. Assim, foram desenvolvidos por engenheiros que estudam nos programas de pós-graduação do ITA”, ressaltou.
 

De acordo com o Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentin Rechiuti, a participação da FAB na SpaceBR Show traz uma série de benefícios não apenas para a Força Aérea, mas, principalmente, para a sociedade. “Aqui é o local ideal para que se tenha uma interação entre indústria, governo e o meio acadêmico. Assim, a Força Aérea, representada pelo Centro de Operações Aeroespaciais, pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e também pelo Estado-Maior da Aeronáutica, é, em nível de governo, o membro mais atuante na aérea de espaço, à exemplo disso, cito o CLA e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno”, salientou.
 
Inspirando Talentos
 

Admirados com os projetos apresentados pela Força Aérea, os graduandos em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Brasília (UnB), Julia Meireles e Vitor Ferrante, afirmaram o quão importante é ter instituições como a FAB para o crescimento intelectual e profissionais de jovens engenheiros e estudantes da área, uma vez que podem ver como as missões são executadas e os projetos realizados.
 
“Além de ser motivador, é muito interessante saber que realmente existe um mercado em desenvolvimento e que, com isso, teremos grandes oportunidades. E esse é o principal impacto da feira: mostrar caminhos a se seguir”, disse a estudante Júlia.
 

Comentários

  1. O Projeto de Lei n° 2630, de 2020 (Lei das Fake News) - Apresentado pelo Senador Alessandro Vieira (CIDADANIA/SE) Ementa:
    Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Ou seja, a FAB já está enquadrada antes da PL n° 2630, de 2020 ser aprovada no senado.
    São as próprias palavras da FAB: os visitantes podem conhecer como funciona o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e, assim, saber sobre as especificidades deste, que é referência mundial em lançamentos de foguetes. Desde quando?
    Enfim...

    ResponderExcluir

Postar um comentário