Montadoras Americana e Japonesa Desenvolvem Suas Versões de Veículos Para Futuras Missões na Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (30/05) no site ‘Canaltech’, destacando que montadoras estão se envolvendo com projetos de veículos para futuras missões na Lua. Saibam mais sobre essa história pela matéria abaixo.
 
Notem o destaque que fiz na notícia pintado de amarelo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência – Espaço
 
 Montadoras Desenvolvem Veículos Para Futuras Missões na Lua
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
30 de Maio de 2023 às 12h33
Fonte: NissanToyota; Via: AutoEsporte
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

Enquanto agências espaciais se preparam para levar seus astronautas à Lua nos próximos anos, as montadoras trabalham em novos veículos que vão ajudar no deslocamento deles por lá. Ao invés do Lunar Roving Vehicle usado durante o programa Apollo, elas planejam desenvolver veículos lunares com diferentes recursos, acompanhados de vida útil mais longa do que nunca.
 
Para funcionarem na Lua, os veículos precisam ser projetados para enfrentar vários desafios — um deles é a temperatura da superfície lunar, que vai de -170 ºC a 120 ºC. Além disso, a gravidade da Lua é menor que a da Terra, a radiação por lá é forte e, para completar, a superfície lunar é coberta por poeira altamente abrasiva.
 
(Imagem: Reprodução/Reprodução/Flickr/NASA Marshall Photo Archive)
Veículo de exploração lunar usado na missão Apollo 15.
 
Uma das empresas trabalhando em veículos que prometem encarar estas questões é a Toyota. Em parceria com a agência espacial japonesa JAXA, a empresa vem desenvolvendo o Lunar Cruiser, um rover pressurizado com seis rodas e capacidade para até dois passageiros, com autonomia para rodar até 10 mil km.
 
Inspirado no SUV Land Cruiser, a ideia é que a versão lunar do veículo seja alimentada por células de combustível e energia. O Lunar Cruiser deve ser lançado em 2029, e vai poder ajudar futuros astronautas a explorar o polo sul lunar em busca de recursos locais, como água congelada.
 
A JAXA também fechou uma parceria com a fabricante Nissan para o desenvolvimento de um veículo que usa as tecnologias dos carros elétricos LEAF e Ariya e-4ORCE, para aplicá-las em seu futuro rover lunar não tripulado. A empresa planeja usar sua expertise no controle de motores e rodas para oferecer deslocamento eficiente na superfície lunar, irregular e repleta de rochas.
 
(Imagem: Reprodução/Toyota/JAXA)
Representação do Lunar Cruiser, da Toyota e JAXA.
 
A General Motors, por sua vez, uniu forças com a Lockheed Martin para trabalhar em uma nova geração de veículos lunares que, desta vez, vai ser capaz de rodar até mil quilômetros a cada dia, à velocidade máxima de 8 km/h. Ambas têm experiência no assunto: enquanto a GM foi responsável pelo chassi e rodas dos rovers usados na Lua durante as missões Apollo 15 e 17, a Lockheed Martin já desenvolveu espaço

Comentários

Postar um comentário