Cientistas da NASA Conseguem Extrair Oxigênio de 'Simulador de Solo Lunar' em Ambiente a Vácuo

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue uma notícia postada dia (06/05) no site ‘Olhar Digital’ destacando que cientistas da NASA conseguiram extrair oxigênio pela primeira vez de um simulador de solo lunar em um ambiente a vácuo. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Projeto da NASA Extrai Oxigênio de Simulador de Solo Lunar em Ambiente a Vácuo
 
Essa conquista é um passo importante para permitir a presença humana sustentada na Lua
 
Por Layse Ventura
06/05/2023 - 20h02
Atualizada em 06/05/2023 - 20h05
Fonte: Via SciTechDaily.
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 
Crédito: Imagem: Brian Sacco (NASA) / Divulgação

Cientistas da NASA conseguiram extrair oxigênio de um simulador de solo lunar, um material de granulação fina que cobre a superfície da Lua. Esta foi a primeira vez que essa extração foi feita em um ambiente a vácuo, abrindo caminho para que os astronautas um dia captem e usem o gás no satélite.
 
A equipe de Demonstração de Redução Carbotérmica (CaRD) – do Johnson Space Center, da NASA – utilizou condições semelhantes às encontradas na Lua. Primeiro, foi construída uma câmara a vácuo esférica, com cerca de 4,5 metros de diâmetro, capaz de testar amostras impuras.
 
Depois, os cientistas usaram um laser de alta potência para simular o calor de um concentrador de energia solar, derretendo a poeira lunar simulada dentro de um reator carbotérmico – onde ocorre o processo de aquecimento e extração do oxigênio.
 
Por fim, quando o solo foi aquecido, a equipe conseguiu detectar monóxido de carbono usando um dispositivo chamado Espectrômetro de Massa de Observação das Operações Lunares (MSolo).
 
“Esta tecnologia tem o potencial de produzir várias vezes seu próprio peso em oxigênio por ano na superfície lunar”, disse Aaron Paz, engenheiro sênior da NASA e gerente do projeto CaRD.
 
Essa conquista é um passo importante para permitir a presença humana sustentada na Lua. Isso porque o oxigênio é essencial para respirar, mas também pode ser usado como propulsor de transportes.
 
Além disso, a descoberta pode revolucionar as futuras missões Artemis, já que um dos principais objetivos da agência espacial é estabelecer uma presença de longo prazo na superfície lunar.
 
“Nossa equipe provou que o reator CaRD sobreviveria à superfície lunar e extrairia oxigênio com sucesso”, disse Anastasia Ford, engenheira da NASA e diretora de testes do projeto CaRD.
 
Um dispositivo semelhante voará em duas próximas missões de exploração ao Polo Sul da Lua:
 
* Em 2023, na Polar Resources Ice Mining Experiment-1, que ajudará os cientistas a procurar água
 
* Em 2024, na Volatiles Investigating Polar Exploration Rover (VIPER), que explorará a grande montanha “Mons Mouton” para obter uma visão de perto da localização e concentração de gelo de água e outros recursos potenciais.

Comentários