UERJ Renova Seu Acordo Com o CERN Para Continuar Pesquisando no Grande Colisor de Hádrons (LHC)

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma boa notícia para a Física e Astrofísica Brasileira, postada que foi ontem (15/05) no site ‘Canaltech’, destacando que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) renovou seu acordo com a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) para assim continuar pesquisando no maior acelerador de partículas do Mundo, o Grande Colisor de Hádrons (LHC). Saibam mais sobre esta história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
UERJ Renova Acordo Para Pesquisas no Maior Acelerador de Partículas do Mundo
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
15 de Maio de 2023 às 12h06
Fonte: UERJ
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto: Maximilien Brice/Cern

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) renova nesta segunda (15) a parceria com a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). Por meio do acordo, a universidade pode avançar nas pesquisas no Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo.
 
A parceria entre a UERJ e o CERN dura mais de duas décadas e vem contribuindo para estudos em diferentes áreas, principalmente na física. “A UERJ vem se consolidando no estudo na área da física experimental de partículas”, disse Mario Carneiro, reitor da universidade.
 
(Imagem: Reprodução/Maximilien Briceti)
O LHC já rendeu a descoberta de novas partículas subatômicas.
 
Esta colaboração entre as instituições é resultado de um trabalho que começou durante a década de 1990, quando os professores Marcia Begalli e José Roberto Mahon entraram na universidade. Eles faziam parte do experimento Delphi que, na época, era realizado no antigo Large Eletron Positron (LEP), um acelerador de elétrons que funcionou até 2000 no túnel onde o LHC está.
 
Considerado uma das maiores estruturas científicas já criadas, o LHC fica instalado sob a fronteira entre a Suíça e França em uma estrutura de anel, com mais de 20 km de extensão; no interior dele, ocorrem colisões entre partículas, impulsionadas com a ajuda de estruturas aceleradoras. No ano passado, pesquisadores do LHC anunciaram a descoberta de três tipos de partículas subatômicas.
 
Hoje, a universidade conta com um grupo na Suíça formado por 12 pesquisadores, liderados pelo professor Luiz Mundim. “Eles alcançam resultados experimentais importantes, sendo muito citados em artigos científicos. Sempre recebem destaque pelo impacto e influência de suas publicações, conquistam bolsa e aumentam os indicadores de produtividade da UERJ em vários rankings”, disse, em um comunicado.

Comentários