Segundo a Startup Ispace, a Queda do Seu 'Lander Hakuto-R' Ocorreu Devido a Uma Falha do Software da Espaçonave na Hora do Pouso

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Vocês estão lembrados da Missão do Lander Hakuto-R da startup japonesa Ispace? Pois então, o site Olhar Digital em publicação realizada no dia de ontem (28/05) informou que, segundo anuncio divulgado recentemente por esta empresa japonesa, a queda desta espaçonave na lua ocorreu por uma confusão feita pelo o software da espaçonave na hora do pouso. Saibam mais pelo artigo abaixo.
 
Brazilian Space
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Cratera Confundiu Sonda Japonesa Que Caiu na Lua, Revela Ispace
 
Essa seria a primeira missão privada e o primeiro veículo construído no Japão a pousar na Lua
 
Por Layse Ventura
28/05/2023 - 09h18
Atualizada em 28/05/2023 - 11h15
Fonte: The Engadget.
Via: Site Olha Digital – https://olhardigital.com.br
 
Crédito: Imagem: ispace / Divulgação

A ispace, empresa privada japonesa que desenvolve tecnologias robóticas de exploração espacial, divulgou o motivo de queda da sonda Hakuto-R. O acidente, que aconteceu no dia 25 de abril, ocorreu por uma confusão da sonda na hora do pouso.
 
Segundo a empresa, quando a sonda atingiu uma altitude de cerca de 100 km, ela ativou corretamente a sequência de descida. No entanto, o software estimou erroneamente que a sua altitude era zero quando ela ainda pairava a cerca de 5 km do chão.
 
Ou seja, a Hakuto-R pensava que já havia pousado, mas seguiu descendo lentamente a uma velocidade inferior a 1 m/s. Por fim, seu sistema de propulsão ficou sem combustível e, apesar de nesse momento a equipe não conseguir mais contato com a espaçonave, acredita-se que ela caiu em queda livre em solo lunar.
 
Confusão é a razão mais provável para esse erro do software. Enquanto voava para o local de pouso, a espaçonave passou pela borda de uma cratera. Lá, o sensor obteve uma leitura de altitude de 3 km e, aparentemente, isso foi maior do que o valor de altitude estimado anteriormente pela equipe que projetou a missão.
 
Por isso, o software da sonda pensou erroneamente que o sensor relatou uma medida anormal e rejeitou-a. Isso ocorreu porque o programa tinha a capacidade de desconsiderar valores anormais de altitude no módulo de pouso como medida de segurança para caso houvesse um problema com o sensor. Com isso, infelizmente, o software falhou ao incorporar o verdadeiro terreno lunar na rota de pouso da espaçonave.
 
Se a aterrissagem da sonda japonesa tivesse sido bem sucedida, essa seria a primeira missão privada e o primeiro veículo construído no Japão a pousar na Lua. Apesar do fracasso, a ispace usará os dados dessa missão para melhorar suas próximas espaçonaves com destino ao satélite natural, com lançamentos previstos em 2024 e 2025.

Comentários