SpaceBr Show 2023: II Encontro dos Líderes das Agências Espaciais dos Países Membros da IILA é Realizado no Brasil

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo a nota publicada no dia (10/05) no site oficial da “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, tendo como destaque a realização no Brasil do II Encontro dos líderes das Agências Espaciais dos Países membros da Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA)’.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS - NOTÍCIAS
 
Brasil recebe o II Encontro dos Líderes das Agências Espaciais dos Países Membros da IILA
 
Evento reúne líderes e representantes das agências espaciais de diversos países
 
Publicado em 10/05/2023 - 15h10
Atualizado em 10/05/2023 - 15h51
 

Teve início nesta terça (9), o II Encontro dos líderes das Agências Espaciais dos Países membros da Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA) em colaboração com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O evento, realizado nas cidades de São Paulo e São José dos Campos, acontece em conjunto com o SpaceBr Show e conta com uma programação rica em discussões e visitas técnicas.
 
Nos dias 9 e 10 de maio, o encontro será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP, e contará com painéis temáticos, apresentações e debates dos representantes dos países membros da IILA. Entre os temas a serem discutidos estão os avanços e desafios da exploração espacial, além de oportunidades de cooperação e parcerias entre os países participantes.
 

Já nos dias 11 e 12 de maio, os participantes do encontro terão a oportunidade de visitar diversas instituições em São José dos Campos/SP, como o Departamento de Ciência e Tecnologia Espacial (DCTA), Laboratório de Integração e Testes (LIT/INPE), Embraer, Akaer, PQTEC, Centros Empresariais e Nexus Hub e Visiona e Avibras. Além disso, também haverá conversas de interesse e bilaterais entre os representantes das agências espaciais.
 
De acordo com o presidente da AEB, Carlos Moura, a IILA tem um papel importante de promoção dessa integração entre os países que possuem afinidade com a língua e a cultura latina, principalmente na área espacial. “No ano passado, a IILA já conseguiu reunir praticamente todos os líderes de atividades espaciais do setor. Agora, aqui no Brasil, tivemos a oportunidade de juntar um evento da IILA com o Space BR e tenho certeza que isso vai fomentar muito mais a capacidade de interação dos países, em bloco ou pelo menos bilateralmente, de modo que poderemos trabalhar com capacitação de pessoal, projetos em Ciência e eventualmente projetos científicos e de negócios”, comemora.
 
O II Encontro dos líderes das Agências Espaciais dos Países membros da IILA em colaboração com a AEB é uma oportunidade para discutir os avanços e desafios da exploração espacial, além de fomentar a cooperação e parcerias entre os países membros da organização. O evento reúne líderes e representantes das agências espaciais de diversos países e promete ser um importante marco no cenário espacial internacional.
 

Sobre a AEB
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários