Rover Curiosity da NASA Encontra em Marte Nova Rocha Estranha no Formato de Um 'Livro'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma curiosa notícia postada ontem (11/05) no site ‘Canaltech’ destacando que o ‘Rover Curiosity’ da NASA encontrou na superfície de Marte uma rocha no formato de um livro. Saibam mais sobre esta história pela matéria abaixo.
 
Sensacional, como será que algo assim foi formado?
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
“Livro” em Marte? Rover Curiosity Encontra Nova Rocha Estranha
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patricia Gnipper
11 de Maio de 2023 às 13h29
Fonte: Via: SciTech Daily
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS

O rover Curiosity encontrou mais uma rocha estranha em Marte. Desta vez, o que chama a atenção na rocha não é sua aparência ou cor, mas sim o formato, que lembra o de um livro aberto. Ela foi encontrada pelo robô em abril, durante o 3.800º dia (ou sol) da missão.
 
A rocha é pequena e mede apenas 2,5 cm de extensão, e foi fotografada pela câmera Mars Hand Lens Imager (MAHLI), instalada no fim do braço robótico do rover. Ela recebeu o apelido Terra Firme.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/MSSS)
Rocha Terra Firme em Marte, em foto do rover Curiosity.
 
Esta não foi a primeira vez que o robô encontrou uma rocha “diferentona” em Marte, e também não será a última. Formações deste tipo são comuns no Planeta Vermelho e, normalmente, são resultado da água que correu por lá no passado.
 
Conforme fluía, a água levava consigo minerais mais rígidos, que foram lentamente depositados. Com o tempo, os ventos de Marte causaram erosão nas rochas formadas pelo minerais, esculpindo-as em formatos curiosos, como o da foto acima.
 
Hoje, o Curiosity soma mais de dez anos de exploração em Marte. O robô chegou ao planeta em 2012 para ivnestigar a cratera Gale, com foco no clima, características geológicas e potencial para abrigar formas de vida microbianas. Desde então, ele já descobriu evidências de antigos leitos de rios e a presença de moléculas orgânicas.

Comentários