Maior Evento Mundial de Estudos Espaciais Promovido Pelo ISU Será Sediado Entre Junho e Agosto Deste Ano

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (27/05) no site do ‘Jornal O VALE’ de São José do Campos-SP, destacando que durante 9 semanas a cidade de São José dos Campos irá sediar entre junho e agosto o maior evento de estudos espaciais do planeta, organizado pelo ISU (International Space University). Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
TECNOLOGIA
 
São José dos Campos Vai Sediar Maior Evento Mundial de Estudos Espaciais
 
Durante nove semanas, São José será a capital mundial dos estudos espaciais entre junho e agosto de 2023
 
Da redação
27/05/2022
Fonte: Site do Jornal O VALE - https://sampi.net.br
 

São José do Espaço
 
A cidade do Vale do Paraíba será sede do maior evento mundial de estudos espaciais, o SSP23 (Space Studies Program), que será realizado de 26 de junho a 25 de agosto em São José dos Campos.
 
Organizado pela ISU (International Space University), o SSP é considerado o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial, tendo formado cerca de 5.000 profissionais de mais de 100 países.
 
A ISU é a única universidade no mundo inteiramente dedicada à educação espacial desde 1987. Hoje é composta por uma rede única em todo o mundo com um Campus Central em Estrasburgo, na França, com hubs nos Estados Unidos e na região da Ásia-Pacífico e parcerias com as principais organizações espaciais no mundo todo.
 
O programa da SSP será realizado no Brasil pela primeira vez. Na América Latina, apenas a cidade de Valparaíso, no Chile, sediou a edição de 2000. Em São José será a 35ª edição.
 
Com isso, durante nove semanas, São José será a capital mundial dos estudos relacionados ao espaço. A cidade vai receber cerca de 300 pessoas de 50 países diferentes, entre professores, estudantes, astronautas e líderes mundiais de agências espaciais.
 
Os estudos acadêmicos serão realizados no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), entidades que submeteram, conjuntamente com a Prefeitura de São José, a proposta para sediar o SSP 2023. O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e da AEB (Agência Espacial Brasileira).
 
“A SSP23 terá o terceiro evento no Hemisfério Sul nos 35 anos de história da ISU. As parcerias com INPE e ITA fortalecerão ainda mais os laços da ISU com a América do Sul”, afirmou o professor Pascale Ehrenfreund, presidente da ISU.
 
“Representa uma importante oportunidade para o Programa Espacial Brasileiro e a cidade de São José dos Campos reunirem nossa comunidade de instituições relacionadas ao espaço, permitindo maior interação, cooperação global e motivar nossa indústria para as fronteiras da tecnologia espacial”, disse Clezio De Nardin, diretor do INPE.
 
A edição em São José terá painéis de astronautas e robôs, palestras e discussões sobre a atividade espacial, competição de foguetes, lançamento de balões estratosféricos e contará também com a participação de escolas locais.
 
Muitos dos eventos serão oferecidos ao público em geral, incluindo competição de robótica, palestras, painéis de astronautas, competição de lançamento de foguetes e outros. Tais eventos ocorrerão em espaços públicos da cidade, como parques, auditórios, estádios e outros.

Comentários